PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RODRIGO WANDERLEY DE SOUSA CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO WANDERLEY DE SOUSA CRUZ
DATA: 31/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PAPGEF
TÍTULO: OS JOGOS DAS PRAÇAS PÚBLICAS: CONFIGURAÇÕES BRINCANTES DA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Jogo, Configurações, Praça Pública,Cidade Brincante, Pedagogia da Corporeidade.
PÁGINAS: 210
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: O objeto de estudo desta tese são os jogos praticados nas praças públicas da cidade de João Pessoa-PB.Os jogos geram ambiências comunicativas que, por sua vez, podem causar efeitos a partir das interações diversas.Dessa forma, almejamos compreender a forma estética das configurações das praças que mediam os jogos a partir das estratégias da modelação e modulação. A modelação ou modelagem se refere à estrutura física e funcional das praças em relação aos jogos. A modulação é a frequência com que os jogos são praticados (ou não) nestas praças, de forma individual e/ou coletiva.Diante disso, temos a seguinte questão-problema: Quais os efeitos da frequência dos jogos das praças públicas para a configuração brincante da cidade de João Pessoa-PB?Para responder a essa questão-problema, partimos do seguinte objetivo geral:Compreender os efeitos dos jogos das praças públicas a partir das configurações da cidade de João Pessoa-PB. Nessa perspectiva, elencamos os seguintes objetivos específicos: Comparar as configurações das praças públicas a partir dos bairros em suas respectivas regiões da cidade; Catalogar os jogos das praças públicas de João Pessoa-PB embasado no sistema de gêneros de jogos da Pedagogia da Corporeidade; Relacionar a modelagem das praças públicas com a modulação dos jogos praticados e Delinear, de um modo geral, os efeitos dos jogos das praças públicas para a configuração brincante da cidade de João Pessoa-PB.Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, com observação participante, análise documental e com inspiração cartográfica.Foram seis meses de visitação nas 206 praças distribuídas em 49 bairros durante 24 finais de semana, no horário das 17h às 20h. Destarte, resultou em 2.710 minutos de permanência e/ou observação nas praças, totalizando, aproximadamente 46 horas em 200km e 240 metros percorridos dentro da cidade. Os resultados indicam que há praças em todas as regiões da cidade, entretanto não há praças construídas em todos os bairros.Observamos uma quantidade maior de praças com uma modelagem para jogos, porém há mais praças sem a frequência de jogos em função de alguns aspectos que dificultam e/ou impedem a prática. Dentre a praças com jogos, encontramos 26 práticas diversas vistas no parquinho infantil, nas quadras esportivas e no entorno.Pela categorização dos gêneros de jogos da Pedagogia da Corporeidade,visualizamos os jogos ambientais, inseridos nos gêneros primários; e no gênero secundário encontramos os jogos rítmicos, simbólicos, expedicionários e os de confrontação. Todas as regiões da cidade ocorrem jogos, mas apenas o futsal e o vôlei estão presentes em todas elas. Concluímos que a praça é um espaço público que tem a capacidade de favorecer o encontro e a permanência das pessoas para jogar, apesar dos problemas, conflitos e contradições existentes em uma vida citadina. Sentimos uma necessidade cada vez maior do pertencimento dos habitantes em consonância às responsabilidades e cuidados da gestão pública no que concerne às praças e seu uso para todos brincarem.Propomos a continuidade da pesquisa para acompanhar os jogos das praças, os que deixaram de ocorrer e/ou surgimento de outros e levarmos mais jogos para as praças para mantermos nossa atenção e desejo de criar configurações para uma João Pessoa-PB mais brincante.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELISABETH BRAIT
Interno - 1201473 - ELIZARA CAROLINA MARIN
Interno - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Presidente - 1054195 - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA
Externo à Instituição - SIMONE RECHIA