PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRYSCILLA FIRMINO ANDRADE DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRYSCILLA FIRMINO ANDRADE DE SOUSA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: Auditório do PAPGEF
TÍTULO: JOGOS DE PERCUSSÃO CORPORAL PELA PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE: PERCEPÇÃO DO RITMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física; Jogo; Jogos Rítmicos; Neurociência; Pedagogia da Corporeidade.
RESUMO: Todos os movimentos implicam ritmo, mas nem todo ritmo requer movimento, pois mesmo em situações estáticas o ritmo está presente internamente, como nas batidas do coração. A neurociência, que estuda o sistema nervoso e suas ramificações, oferece de modo geral, bases consistentes sobre o funcionamento cerebral e o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na compreensão de que o ritmo também está presente em todas as situações cotidianas, como o caminhar, o falar, dançar, entre outras. Assim, este estudo busca responder a seguinte problemática: qual espaço o ritmo ocupa enquanto fundamento para a formação do indivíduo na interação consigo mesmo e com o mundo? Diante disso, pretendemos evidenciar a contribuição do ritmo na formação do indivíduo para a interação consigo e com o mundo por meio dos jogos de percussão corporal. A Pedagogia da Corporeidade, que é um método de ensino e de pesquisa que proporciona subsídios teóricos e metodológicos para a prática pedagógica, tem demonstrado que os jogos rítmicos podem contribuir para a formação do indivíduo a partir do ritmo do seu próprio corpo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, do tipo pesquisa participante. A investigação se dará por meio das aulas de educação física para alunos da rede pública municipal na cidade de Fortaleza (Ceará). Serão realizadas 24 (vinte e quatro) aulas temáticas de 50 minutos para uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ano), durante 12 (doze) semanas (dois encontros semanais), respeitando todas as condições éticas. As aulas serão aplicadas de acordo com a estruturação da Aula-Laboratório da Pedagogia da Corporeidade (ALPC), que organiza as situações de movimento em três categorias: Sentir, Reagir e Refletir. Para a análise dos dados, será utilizado o método pragmático, da analítica existencial do movimento da Pedagogia da Corporeidade, observando os efeitos de sentido lógico, energético e emocional dentro das categorias pulsação, andamento e intensidade do ritmo. É de grande relevância compreender os efeitos dos jogos rítmicos para as crianças, ampliando as discussões acadêmicas a respeito da temática.
Externo ao Programa - 1746706 - ANDREIA DUTRA ESCARIAO
Presidente - 1054195 - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA