PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELIA DOS SANTOS ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELIA DOS SANTOS ALMEIDA
DATA: 26/09/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Online via Meet: meet.google.com/swp-rtja-rip
TÍTULO: Desenvolvimento e validação de uma escala de literacia em estilo de vida saudável para adolescentes.
PALAVRAS-CHAVES: Saúde na escola; Literacia em estilo de vida; Promoção da saúde; Educação física; Adolescentes.
PÁGINAS: 65
RESUMO: Desenvolver ações de educação e promoção de saúde no ambiente escolar, contribui para aumentar os níveis de literacia em estilo de vida saudável, o empoderamento e a tomada de decisão, o desempenho escolar, em relação aos níveis de saúde, estilo de vida, qualidade de vida da comunidade escolar dos adolescentes. Este estudo tem como objetivo desenvolver e validar uma escala de literacia em estilo de vida saudável para adolescentes e determinar os níveis reprodutibilidade, validade consistência interna. O estudo será realizado com adolescentes, com faixa etária de 10 a 15 anos de idade, de ambos os sexos, matriculados no ensino fundamental II, do município de João Pessoa (PB). Amostra será por conglomerado em estágios múltiplos, inicialmente serão selecionadas nove escolas, divididas proporcionalmente por região geográfica do município (norte, sul, leste e oeste) e quantidade de alunos matriculados na escola e em cada série. A validade de conteúdo será realizada por um grupo de especialistas considerados “experts” no assunto, (no mínimo 5 e no máximo 20), que irão responder o questionário na plataforma google forms (com escala resposta tipo likert, com pontuações de 1 a 4), para avaliar clareza de linguagem, pertinência e relevância teórica da escala. Para determinar o índice de concordância de validade de conteúdo, será utilizado o índice de coeficiente de validade de conteúdo do item (IVCi), e o índice de validade de conteúdo total (IVCt). Análise de objetividade será realizada para verificar se os itens são compreensíveis para a população alvo que a escala será aplicada. Para determinar os níveis validade de construto e constistência interna o questionario será respondido com uma amostra estimada de (2.016) adolescentes, e a reprodutibilidade com uma amostra estimada de (506) adolescentes, em horario regular de aula. O questionário será aplicado na forma de entrevista guiada pelos avaliadores, cada avaliador “guiara” 3 adolescentes. A reprodutibilidade, será determinada por meio do teste e reteste, com intervalo de dois dias, entre aplicações, comparando os escores das respostas, e será avaliada pelo coeficiente de correlação intraclasse (CCI), o valor ≥ 0,70 será considerado satisfatório. A consistência interna será determinada por meio do coeficiente alpha de Cronbach, o valor ≥ 0,70 será considerado aceitável.A análise fatorial exploratória será determinada pela correlação Policórica (dados categóricos ordinais), com rotação varimax.Serão considerados valores satisfatórios o Kaiser Meyer-Olkin com ≥ 0,60 e o Bartlett Sphericity Test com nível de significância p ≤ 0,05. Para verificar a análise fatorial confirmatória, será utilizado o método robust weighted minimum squares (WLSMV), e a qualidade de ajuste do modelo da escala será avaliado por meio do teste do qui-quadrado ( p ≥0,05), os índices de ajuste: root mean square error of approximation -RMSEA ( p ≤ 0,05), Root Mean Square Residual-RMR ( p ≤ 0,05), Comparative Fit Index- CFI ( ≥ 0,90) e tucker lewis index- TLI ( ≥ 0,90), deverão ser adotados para avaliar o ajuste de modelo. Será adotado o nível de significância de 5%, e o programa Mplus 7.1, será utilizado para realizar as análises. Espera-se que este estudo tenha resultados satisfatórios para mensurar os níveis de literacia em estilo de vida e saúde, com boa validade e precisão.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR
Externo à Instituição - MARILIA VELARDI
Externo à Instituição - MATHIAS ROBERTO LOCH