PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: VANESSA DA SILVA LIMA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA DA SILVA LIMA
DATA: 20/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Online via Meet: meet.google.com/ixm-kqba-akp
TÍTULO: INDICADORES DE DESEMPENHO TÁTICO-TÉCNICOS NO TIE-BREAK: ESTUDO NO VOLEIBOL DE PRAIA FEMININO DE ALTO NÍVEL.
PALAVRAS-CHAVES: análise do jogo, variáveis situacionais, indicadores de performance, cenários críticos.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: INTRODUÇÃO: o tie break é o terceiro e decisivo set nas partidas de voleibol de praia,
onde o primeiro time que pontuar 15 pontos com vantagem de dois pontos para adversário
vence esse set e a partida. É um momento crítico do jogo onde é testada a capacidade dos
atletas de darem o seu melhor. Dessa forma, o comportamento das equipes neste momento
pode determinar o desempenho técnico-tático e o sucesso da equipe. Os indicadores
técnicos e táticos estão entre os mais estudados na análise do jogo no voleibol de praia.
Contudo, os contextos de jogo como tipo de set, set period e match period ainda são pouco
estudados. OBJETIVO: o objetivo do estudo foi investigar os indicadores de desempenho
técnicos e táticos no tie break do voleibol de praia feminino de elite. MÉTODOS: as
ações de jogo de todos os sets tie break (n=31) disputados entre equipes oposição
equilibrada nos FIVB Womens Beach Volleyball World Championships (2019 e 2022)
foram observadas por meio da análise de vídeo. O TEBEVOL foi utilizado como
instrumento de observação. As variáveis analisadas foram: indicadores técnicos e táticos
(ataque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa) das fases de jogo (side-out,
contra-ataque (Complexos II, III, IV)), resultado do tie-break (vitória e derrota), tipo de
tie-break pela margem de vitória (mínima: 2 pontos, media: 3-4 pontos, máxima: >5
pontos) e período do tie-break (inicial: 1 ao 5 ponto, intermediário: 6 ao 10 e final 11 ao
final do tie break). Teste t e inferência baseada em magnitude foram utilizados para
comparar os indicadores entre as equipes vencedoras e perdedoras do tie break de forma
geral e baseado na diferença final de pontos. Modelos generalizados foram usados para
influência do resultado e do período nos indicadores, a associação dos indicadores em cada
período com as chances de vitória e a relação entre os indicadores de desempenho no
período final em cada resultado e a diferença de pontos finais. RESULTADOS: os
resultados mostraram diferenças significativas para equipes vencedoras em pontos KII,
erros do adversário no ataque KIII, bloqueio e eficácia de ataque. A maioria das mudanças
ocorreu para equipes vencedoras com mais de 5 pontos na diferença final. O saque e o
bloqueio KII se destacaram no placar médio, enquanto o ataque de side-out foi mais
importante na menor diferença no placar. Os períodos intermediário e final do tie break
nos times vencedores influenciaram de forma positiva o ataque de side-out. Os times com
melhor performance no bloqueio (período inicial, intermediário e final) e defesa (período
inicial), ataque de contra-ataque (período final), ataque de side-out (período final) assim
como menos erros de saque (período intermediário e final) aumentam as chances de vitória
no tie break. CONCLUSÃO: destaca-se a importância de uma abordagem integrada nos
processos de treinado e estratégias para os jogos com base no match period (tie break), set
period e score difference, para simular cenários críticos, controlar indicadores de
desempenho, e possibilitar maiores chances de vitórias.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO GARCÍA DE ALCARAZ SERRANO
Presidente - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Externo à Instituição - ISABEL MARIA RIBEIRO MESQUITA
Externo à Instituição - JOSE MANUEL PALAO ANDRESS
Externo à Instituição - RUI MARCELINO MACIEL OLIVEIRA