PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JANYELITON ALENCAR DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANYELITON ALENCAR DE OLIVEIRA
DATA: 22/12/2023
HORA: 12:00
LOCAL: Online via Meet: https://meet.google.com/vjc-guwq-qhy
TÍTULO: PROTOCOLO DE PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO COM RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO PARA DIFERENTES IDADES, NÍVEIS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E PULSO DE INSONAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Treinamento com restrição de fluxo sanguíneo, pressão sanguínea, adaptação fisiológica, composição corporal, treinamento de força.
PÁGINAS: 82
RESUMO: A restrição de fluxo sanguíneo (RFS) é uma técnica que se baseia na utilização de baixas cargas, associada a uma compressão externa, para diminuir o fluxo sanguíneo arterial e obstruir o retorno venoso. A sua prescrição é baseada na Carga Pressórica (CP), porém ainda não existe um padrão em sua aplicação e sabendo da importância da individualização, se faz necessário o estudo sobre os fatores que venham a interferir nas adequações de sua prescrição. O presente projeto de tese pretende responder a seguinte questão cerne: Será que a idade, nível de condicionamento físico e pulso de insonação são determinantes para o desenvolvimento de protocolos de prescrição de treinamento com restrição de fluxo sanguíneo. Objetivo: analisar as adequações da PIN em variados níveis de condicionamento físico, idades e frações de restrição de fluxo sanguíneo para a prescrição do treinamento com restrição de fluxo sanguíneo. Metodologia: A amostra será constituída por indivíduos de ambos os sexos, de 18 a 60 anos, aparentemente saudáveis e diferentes níveis de condicionamento físico. Que serão submetidos aos de testes de: força e espessura muscular, antropométricos e de composição corporal, medidas hemodinâmicas e capacidade aeróbia, nos intervalos pré, intermediaria e pós, o TFBC+RFS será aplicado com diferentes frações de restrição (60%, 40% e 0%), baseados na PIN, o protocolo de treinamento será composto por (4 séries de 15 repetições, 30 segundos de intervalo entre as séries, a 30% de 1RM), intervenção terá duração de 24 sessões, com exercícios de flexão de cotovelos e extensão de joelhos. Resultados esperados: Com as informações obtidas nessa investigação, almejamos desenvolver protocolos de prescrição de treinamento com RFS, baseados na idade, nível de condicionamento físico e PIN, possibilitando ajustes aos modelos de treinamento, melhorando a eficácia do método.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 272.317.984-20 - MARIA DO SOCORRO CIRILO DE SOUSA - URCA
Interno - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Externo à Instituição - HUMBERTO LAMEIRA MIRANDA
Externo à Instituição - JEFFERSON DA SILVA NOVAES
Externo à Instituição - PEDRO PINHEIRO PAES NETO