PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: CARLOS RENATO PAZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS RENATO PAZ
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Auditório do Prédio da Pós-graduação em Educação Física
TÍTULO: EFEITO DE 16 SEMANAS DE TREINAMENTO DE FORÇA COM RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO NA COMPOSIÇÃO CORPORAL, PERFIL LIPÍDICO E NÍVEIS SÉRICOS DE IRISINA EM MULHERES IDOSAS.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Irisina, Treinamento Resistido, Envelhecimento, Isquemia vascular, Marcadores Bioquímicos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO O envelhecimento vem acompanhado por alterações na homeostase corporal, aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis e declínio da capacidade funcional. Para retardar ou reduzir esse declínio, a população idosa pode aderir à programas de treinamento de força, pois promovem adaptações morfofuncionais e metabólicas, além de induzir a produção da irisina, uma miocina relacionada ao emagrecimento e ao controle da composição corporal. Suas concentrações aumentam após a realização de exercícios de força com cargas elevadas, porém não está claro se o treinamento de força com baixas cargas associado à restrição de fluxo sanguíneo (TFBC + RFS), pode alterar a composição corporal, o perfil lipídico e os níveis séricos de irisina em mulheres idosas. Dessa forma, objetivou-se analisar o efeito do treinamento de força com cargas baixas e moderada, com e sem RFS na composição corporal, perfil lipídico e níveis séricos de irisina em mulheres idosas. Participaram desse estudo clínico, aleatorizado e controlado, com dezesseis semanas de intervenção, 39 mulheres (65±3 anos), saudáveis. As participantes foram aleatorizadas, conforme a idade e força muscular, em quatro grupos: TFBC + RFS; treinamento de força de carga moderada (TFCM); treinamento de força de baixa carga (TFBC) e Controle (CON), que não realizou exercícios. O treinamento consistiu na realização dos exercícios: rosca bíceps, supino reto, agachamento e leg press 45º, em três sessões semanais, sendo 3 séries de 10 repetições, 60 segundos de intervalo entre séries 120 entre exercícios, carga de 60% de uma repetição máxima (1RM) para o grupo TFCM e 20% de 1RM para os grupos TFBI, e TFBI + RFS, que treinou com aplicação de 50% de compressão de RFS. Mediu-se a composição corporal, fragmentada em massa corporal (MC), índice de massa corporal (IMC), massa muscular (MM) e percentual de gordura (%G) (InBody 570 Biospace®). Coletou-se amostras sanguíneas em jejum, antes e após a intervenção para análise do perfil lipídico: colesterol total (CT), triglicerídeos (TG), lipoproteína de baixa densidade (LDL), lipoproteína de alta densidade (HDL) (analisador automatizado CHEMWELL-T da Labtest), e níveis séricos de irisina (kit comercial ELISA, Enzyme Linked Inmuno Sobert Assay), conforme a fabricante dos reagentes. Analisou-se a normalidade dos dados no teste de Shapiro-Wilk; a ANOVA one-way, diferença entre os grupos no momento pré e pós intervenção, com post hoc de Tukey; o efeito tempo intragrupos foi analisado com o teste t de Student; o tamanho do efeito com d de Cohen e as correlações com o teste de Pearson. Adotou-se a significância de P ≤ 0,05. Os resultados demonstraram que: o grupo TFBC + RFS aumentou significativamente a MM (p = 0,015); não houve alterações nas variáveis lipídicas e níveis séricos de irisina nos grupos experimentais. Conclui-se que 16 semanas de TFBC + RFS foi eficiente para alterar positivamente a composição corporal de mulheres idosas, promovendo o aumento da MM, enquanto as variáveis lipídicas e os níveis séricos de irisina se mantiveram inalterados. Sugere-se outras investigações com populações do sexo masculino e com número amostral maior.
Externo à Instituição - ADENILSON TARGINO DE ARAUJO JUNIOR
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIZ DEMANTOVA GURJÃO