PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: BRISDEON BRUNO SILVA DE ALENCAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRISDEON BRUNO SILVA DE ALENCAR
DATA: 27/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Online via Google https://meet.google.com/xed-uvii-xjz
TÍTULO: CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E JOGOS DE REALIDADE VIRTUAL: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA PERCEPTIVA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Realidade Virtual; Percepção; Corpo; Emoções; Jogos de vídeo.
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Este estudo buscou entender como seria a experiência perceptiva de crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) com o uso de jogos em Realidade Virtual (RV). Realizando diálogos entre os resultados e bases da fenomenologia e da filosofia de Merleau-Ponty e da antropologia de David Le Breton. Tendo por objetivo analisar a percepção do corpo e das emoções de crianças e adolescentes autistas situados em jogos no espaço de realidade virtual. O estudo se trata de uma pesquisa qualitativa fenomenológica, compreendendo as etapas de análise ideográfica e nomotética, realizado com 8 sujeitos entre 7 a 18 anos. A coleta de dados ocorreu em ambiente padronizado e com uso do mesmo aparelho de realidade virtual OCULUS QUEST 2. Após os jogos, as narrativas foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Os relatos foram transcritos, categorizados e analisados para a então atribuição dos significados pelo pesquisador. Como desfecho, as crianças e adolescentes com TEA atribuíram a experiência com jogos de RV percepções emocionais tanto positivas quanto negativas e percebem o corpo realizando um lúcido reconhecimento e integrando bem a interação entre os meios virtual e físico, buscando explorar os limites do corpo virtualizado e do espaço no qual é imerso. A percepção dos indivíduos se relaciona com a familiaridade deles com a experiência; as narrativas sobre emoções se mostraram mais complexas e contrastantes enquanto para o corpo foi presente a ideia de imersão ao mesmo tempo que houve a noção de menor realidade no cenário e no corpo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 046.074.024-51 - ANA RAQUEL MENDES DOS SANTOS - UPE
Presidente - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Externo à Instituição - MARIA ELISA CAPUTO FERREIRA