PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Teléfono/Extensión
-
No Informado
Noticias
Banca de QUALIFICAÇÃO: WIGNA GOUVEIA DE LACERDA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WIGNA GOUVEIA DE LACERDA
DATA: 28/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/cajagr
TÍTULO: EFEITO AGUDO DOS MODELOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FADIGA MENTAL, ATENÇÃO E TOMADA DE DECISÃO DE ATLETAS INICIANTES DE VOLEIBOL DE PRAIA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Modelos de ensino, desempenho esportivo, voleibol, atletas.
PÁGINAS: 43
RESUMO: RESUMO
Introdução: Os esportes coletivos têm despertado interesse de pesquisadores da
ciências do esporte em diferentes perspectivas. Com isso, tem se verificado na
literatura que nos últimos anos tem crescido as investigações sobre a fadiga mental
atenção e modelos de ensino aprendizagem no esporte. No entanto, não existem
estudos que investigaram se modelos de ensino aprendizagem no esporte podem
promover fadiga mental e diminuir o estado de atenção e tomada de decisão de atletas
de voleibol de praia. Objetivo: Analisar o efeito agudo de diferentes modelos de
ensino-aprendizagem na fadiga mental, atenção e tomada de decisão em atletas
iniciantes de voleibol de praia. Metodologia: A amostra será comporta por 24
mulheres atletas de voleibol de praia da categoria sub 15. Na primeira sessão do
estudo, as atletas responderão uma anamense e o termo de assentimento livre e
esclarecido e realizarão as medidas antropométricas. Logo após, será realizado a
familiarização dos instrumentos de avaliação, Stroop e Vas que serão utilizados nas
sessões experimentais. Após esta visita, as voluntárias irão no centro de treinamento
de voleibol de praia em três ocasiões diferentes separadas por um intervalo de sete
dias para realizarem as sessões de treinamento em ordem randomizada. As atletas
serão submetidas a três condições experimentais, a saber: a) Pedagogia linear
(modelo analítico); b) Pedagogia não linear (modelo de jogos reduzidos, small side
games) e c) Modelo híbrido (Analítico e Small Side Games). Todas as sessões terão
duração de 60 minutos, distribuídos em alongamento/aquecimento padronizado para
todas as propostas e desenvolvimento específico conforme a abordagem. Após 5
minutos de recuperação serão realizados um jogo simulado com duração de 30
minutos para todas as sessões. Para análise do nível de atenção das atletas será
utilizado o stropp test e para verificar a fadiga mental será utilizado a escala visual
analógica (VAS), enquanto que para análise da tomada de decisão dos atletas no jogo
simulado será utilizado o índice de tomada de decisão (ITM). Desfecho primário:
Espera-se que os modelos de ensino-aprendizagem que enfatizam os aspectos
cognitivos aumentem a fadiga mental e reduzam a atenção e tomada de decisão das
atletas de voleibol de praia.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DALTON ROBERTO ALVES ARAÚJO DE LIMA JÚNIOR
Presidente - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Externo à Instituição - HENRIQUE DE OLIVEIRA CASTRO