PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RODRIGO RAMALHO ANICETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO RAMALHO ANICETO
DATA: 15/09/2016
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação Física
TÍTULO: ESCALAS DE PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE RECUPERAÇÃO (CR10-RIS) E DE ESFORÇO (OMNI-RES): UMA VALIDAÇÃO CONCORRENTE PARA EXERCÍCIOS DE FORÇA COM E SEM RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO
PALAVRAS-CHAVES: Treinamento de resistência. Hipóxia celular. Metabolismo energético. Percepção. Psicofisiologia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: ANICETO, R. R. Escalas de percepcao subjetiva de recuperacao (CR10-RIS) e de esforco (OMNI-RES): uma validacao concorrente para exercicios de forca com e sem restricao de fluxo sanguineo. 2016. 129 f. Tese (Doutorado em Educacao Fisica) – Departamento de Educacao Fisica, Universidade Federal da Paraiba, Joao Pessoa, 2016. O objetivo do presente estudo foi validar escalas de percepcao subjetiva de recuperacao (PSR [CR10-RIS]) e de esforco (PSE [OMNI-RES]) para o exercicio de forca (EF) com e sem restricao de fluxo sanguineo (RFS). Trata-se de uma pesquisa de validacao concorrente, que foi realizada em duas etapas de coleta, nas quais os sujeitos realizaram os exercicios de rosca direta e cadeira extensora. Na primeira etapa, N=28 sujeitos treinados (n=14 homens e n=14 mulheres) foram submetidos a uma sessao de orientacao e a quatro sessoes experimentais com diferentes intervalos de recuperacao entre series (IRSs): 30 segundos (30s), 60 segundos (60s), 120 segundos (120s) e 180 segundos (180s). Os sujeitos realizaram 3 series a 60% de uma repeticao maxima (1RM) ate a falha. No repouso e no final de cada IRS foram coletadas as variaveis de consumo de oxigenio (VO2), frequencia cardiaca (FC), concentracao de lactato sanguineo ([La]), PSR no musculo ativado (PSR-MA) e no corpo em geral (PSR-CG) pela Category Ratio 10-Rest Interval Scale (CR10-RIS). O numero de repeticoes (NR) foi registrado em cada serie para avaliar o desempenho. Para a segunda etapa, n=12 homens treinados foram submetidos a uma sessao de orientacao e duas sessoes experimentais: EF+RFS e exercicio de forca tradicional (EFT [controle]). No EF+RFS e EFT, os sujeitos realizaram os exercicios padronizados pelo volume total com 3 series de 16 repeticoes a 35% de 1RM para o EF+RFS e 3 series de 8 repeticoes a 70% de 1RM para o EFT. A RFS foi aplicada na regiao proximal dos membros utilizando um elastic knee wraps de 7,6 cm de largura. No repouso e no final de cada IRS do EF+RFS e EFT foi coletada a FC, a PSR no musculo ativado (PSR-MA) e no corpo em geral (PSR-CG) pela CR10-RIS, bem como no final de cada serie foi coletada a [La], a PSE no musculo ativo (PSE-MA) e no corpo em geral (PSE-CG) pela OMNI-Resistance Exercise Scale (OMNI-RES). Os coeficientes de objetividade obtidos para as respostas perceptivas variaram de 0,88 a 0,97 (alpha de Cronbach) entre tres avaliadores. Os resultados demonstraram que tanto em homens quanto em mulheres nos exercicios de rosca direta e cadeira extensora sem RFS, os marcadores fisiologicos de recuperacao (VO2, FC e [La]) se relacionam negativamente com a PSR-MA e a PSR-CG (r = -0,47 a -0,75; P < 0,01); a PSR-MA e PSR-CG se relacionam positivamente com o NR (r = +0,52 a +0,75; P < 0,01). No EF+RFS foram encontrados coeficientes negativos de regressao linear (P < 0,01) entre a FC e PSR-MA (r = -0,61 a -0,58), e PSR-CG (r = -0,58 a -0,62); dados semelhantes foram observados no EFT. Similarmente, coeficientes positivos (P < 0,01) foram encontrados entre a [La] e PSE-MA (r = +0,54 a +0,71), e PSE-CG (r = +0,55 a +0,74); dados similares foram obtidos no EFT. Conclui-se que, respectivamente, a PSR (CR10-RIS) e a PSE (OMNI-RES) e um metodo valido para monitorar o IRS e a intensidade do esforco, durante o EF com e sem RFS em exercicios de membros superiores e inferiores.
Interno - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Externo à Instituição - HASSAN MOHAMED ELSANGEDY