PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: BERNARDO HOLLANDA DE CARVALHO

DISCENTE: BERNARDO HOLLANDA DE CARVALHO
DATA: 26/09/2018
LOCAL: Sala de Multimídia do Bloco C
TÍTULO: Investigação do Mecanismo de ação antidepressivo-símile da quercetina em camundongos por meio de testes comportamentais e neuroquímicos.
PALAVRAS-CHAVES: Depressão; nado forçado; flavonóides; quercetina; monoaminas; estresse oxidativo.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: A depressao e um transtorno psiquiatrico com elevada incidencia na populacao. O tratamento envolve farmacos que atuam por mecanismos diversos, sendo dotados de efeitos indesejados que, em muitos casos, diminuem a adesao do paciente ao tratamento. Isto tem incentivado a busca por novos farmacos e o reino vegetal tem sido investigado neste sentido. Os flavonoides sao uma classe de metabolitos secundarios encontrados em diferentes especies de plantas. A quercetina (3, 5, 7, 3’ – 4’ pentahidroxi flavona), um importante flavonoide, possui diversas atividades biologicas, a saber: atividade anti-inflamatoria, anti-agregante, anti-hipertensiva, anti-diabetica, ansiolitica e antidepressiva. Esta ultima atividade, no entanto, ainda nao e bem caracterizada e este fato levou ao desenvolvimento do presente trabalho, o qual teve como objetivo avaliar o efeito antidepressivo-simile da quercetina, por meio de testes comportamentais e neuroquimicos. Foram utilizados camundongos Swiss machos (protocolo CEUA/UFPB n. 112/2016), provenientes da Unidade de Producao Animal da Universidade Federal da Paraiba – UPA/UFPB. Os animais foram divididos em grupos compostos por seis camundongos, tratados por via oral com salina, quercetina 10 e 40 mg/kg e por via intraperitoneal com imipramina 30 mg/kg, e submetidos aos testes do campo aberto e nado forcado. Para investigacao do possivel mecanismo de acao, a quercetina foi administrada isoladamente (0,5 mg/kg, v.o.) e em associacao aos antidepressivos bupropiona (0,1 mg/kg, i.p.), fluoxetina (0,1 mg/kg, i.p.) e imipramina (1 mg/kg, i.p.) em animais submetidos ao nado forcado. Em adicao foram realizadas analises neuroquimicas para determinar a concentracao estriatal de monoaminas e a concentracao hipocampal de nitrito e TBARs. Os resultados mostraram que a quercetina nao alterou a atividade locomotora no teste do campo aberto; por outro lado, o composto reduziu de forma significativa e dose-dependente o tempo de imobilidade dos animais no nado forcado. Este efeito foi potencializado na presenca de bupropiona e imipramina, mas nao de fluoxetina. A quercetina (10 mg/kg, v.o.) nao alterou a concentracao hipocampal de nitrito e TBARs; por outro lado, o composto aumentou significativamente a concentracao de noradrenalina, mas nao de dopamina, no estriado de animais submetidos ao teste do nado forcado. Tomados em conjunto, os resultados sugerem que o efeito antidepressivo-simile da quercetina parece depender, pelo menos em parte, do aumento da concentracao estriatal de monoaminas, em especial, a noradrenalina.
Presidente - 1913358 - CICERO FRANCISCO BEZERRA FELIPE
Interno - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS