PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAÍRA LOPES DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAÍRA LOPES DA COSTA
DATA: 22/03/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do CCS
TÍTULO: ANÁLISE DO EFEITO DA TERAPIA COMBINADA COM ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA (ETCC) E GAMETERAPIA SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL MOTORA E COGNITIVA DE INDIVÍDUOS PORTADORES DE DP
PALAVRAS-CHAVES: Doença de Parkinson, ETCC, Atividade Motora, Cognição.
PÁGINAS: null
RESUMO: A Doença de Parkinson (DP), é uma doença progressiva que afeta mais de 1% da população mundial acima dos 60 anos, e cuja incidência aumenta para 5% na população acima de 85 anos, o que a coloca como a segunda doença degenerativa (DN) mais prevalente no mundo. Há um evidente declínio da capacidade funcional devido ao comprometimento motor e cognitivo típicos da DP, desencadeando prejuízos na realização de atividades básicas e instrumentais da vida diária, e consequente comprometimento na qualidade de vida dos indivíduos acometidos, sendo necessárias terapias alternativas que atuem concomitantemente à terapia medicamentosa. Assim, este projeto de pesquisa objetiva analisar o efeito da terapia combinada da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e Gameterapia sobre a capacidade funcional motora e cognitiva de indivíduos portadores de DP da cidade de Campina Grande - PB. O estudo será do tipo longitudinal, experimental, duplo-cego, randomizado, descritivo e analítico, com abordagem quanliqualitativa. A amostra será composta por indivíduos portadores de DP assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos da pesquisa serão conduzidos de acordo com as seguintes etapas: Etapa I – Recrutamento da amostra e avaliação inicial dos indivíduos, serão aplicados os seguintes instrumentos de avaliação: Ficha de avaliação sociodemográfica/clínica; Escala de Estágios de Incapacidade de Hoehn e Yahr – EIHY; Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson – UPDRS; e o Scales for Outcomes in Parkinson´s Disease-Cognition (SCOPA-COG); Baropodômetro e Estabilometria. Etapa II - Alocação dos indivíduos nos grupos da pesquisa: Grupo ETCC ativo e Gameterapia; Grupo ETCC sham e Gameterapia; Grupo Gameterapia; as sessões serão realizadas no período de 4 semanas, 3 vezes por semana, com exceção dos indivíduos alocados no grupo gameterapia que serão submetidos à 6 sessões, durante 2 semanas. De acordo com os grupos: Grupo ETCC ativo e Gameterapia (GAG) - de acordo com a montagem: eletrodo ânodo posicionado na área motora suplementar (2 cm anterior ao vértex); eletrodo cátodo posicionado em Fp1 ou Fp2, contralateral ao lado mais afetado. A intensidade utilizada será equivalente à 2 mA, e o tempo de aplicação será de 20 minutos. Os participantes desse grupo serão inicialmente submetidos apenas à intervenção com ETCC (6 sessões), e nas duas semanas subsequentes receberão a terapia combinada com ETCC seguida de gameterapia, totalizando 12 sessões. O Grupo ETCC sham e Gameterapia (GSG): mesma montagem e duração de intervenção, entretanto, com o aparelho configurado no modo placebo (sham). A terapia terá a mesma duração e o mesmo protocolo de gameterapia do GAG será empregado. No grupo Gameterapia(GG) os indivíduos desse grupo serão submetidos apenas à 6 sessões de gameterapia que ocorrerão no período de 2 semanas. Etapa III - após o término do período de intervenção (12 sessões), será realizada a reavaliação dos grupos experimentais. Serão aplicados os mesmos instrumentos aplicados no período pré-intervenção. Etapa VI – Follow-up (1 mês). Os mesmos instrumentos serão aplicados aos indivíduos do grupo controle. Os resultados serão analisados através do Programa Estatístico SPSS Statistics versão 22.0. Os dados obtidos serão expressos em média, desvio padrão da média ou porcentagem. Será considerado o nível de significância correspondente a p < 0,05. Quanto aos aspectos éticos, este trabalho foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Espera-se, por meio deste projeto, compreender o efeito da terapia combinada da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e Gameterapia sobre a capacidade funcional motora e cognitiva de indivíduos portadores de DP da cidade de Campina Grande - PB.
Presidente - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Interno - 1913358 - CICERO FRANCISCO BEZERRA FELIPE