PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CESAR ALVES CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CESAR ALVES CARNEIRO
DATA: 08/03/2019
LOCAL: Sala 512
TÍTULO: Investigação da Atividade Antidepressiva do Trans-Anetol em Modelo Não-Clínico
PALAVRAS-CHAVES: Depressão; Estresse; Modelo animal; Psicofarmacologia; Neurociência
RESUMO: O Transtorno Depressivo Maior é uma doença psiquiátrica de origem multifatorial, com elevada morbidade e mortalidade e pode ser caracterizada por diferentes sintomas, sendo o humor deprimido o mais comum. São várias as causas fisiológicas apontadas para o desenvolvimento da depressão, como a teoria das monoaminas, influência genética e o estresse. No estresse ocorre a elevação e sustentação dos níveis de cortisol, causando hipercortisolemia acarretando na geração de um quadro depressivo. Baseado nessas teorias, podemos utilizar modelos animais para simular estas alterações e obter um comportamento do tipo depressivo, sendo importante para investigar novas vias fisiológicas deste transtorno, além da busca por alternativas terapêuticas farmacológicas. O estresse subcrônico é um modelo não-clínico e consiste na aplicação randomizada de diversos estressores induzindo o comportamento do tipo depressivo nos animais. Este modelo, assim como outros, são utilizados na pesquisa de ensaios não-clínicos para o desenvolvimento de novos fármacos. O que é uma necessidade na área devido problemas nas atuais medicações para o tratamento da depressão devido seus efeitos adversos e a demora da melhora do quadro clínico. Como opção temos as substâncias de origem de produtos naturais, principalmente de plantas medicinais, dentre esses constituintes o trans-anetol tem se mostrado uma molécula com potencial para essa área. Ele já foi identificado no óleo essencial de diversas espécies vegetais como Illicium verum e Pimpinella anisum. Pesquisas já demonstraram seu efeito antioxidante, antifúngico, anti-inflamatório e ansiolítico, devido principalmente este último efeito é possível que ele possa atuar sobre o sistema nervoso central em mecanismos relacionados com a depressão. Assim temos como objetivo desta pesquisa investigar ação antidepressiva do trans-anetol em modelo não clínico de estresse subcrônico, avaliando esta atividade por meio de testes comportamentais como suspensão da cauda, borrifagem de sacarose e campo aberto, além de realizar a análise neuroquímica do hipocampo dos animais para identificação e concentração de neurotransmissores. Esperamos que o trans-anetol tenha atividade na reversão do comportamento do tipo depressivo induzido pelo estresse subcrônico, correlacionar o comportamento com os níveis de neurotransmissores, possibilitando um novo potencial terapêutico.
Presidente - 1140014 - MIRIAN GRACIELA DA SILVA STIEBBE SALVADORI
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA