PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: IGHOR DOMINGOS BANDEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGHOR DOMINGOS BANDEIRA
DATA: 05/09/2019
LOCAL: Sala 512 do CCHLA
TÍTULO: EFEITO DE UMA INTERVENÇÃO BREVE DE MINDFULNESS SOBRE OS SINTOMAS DE ANSIEDADE SOCIAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Mindfulness; Ansiedade Social; Assimetria; Alfa Frontal; Vídeo feedback.
RESUMO: A ansiedade social é uma manifestação psicológica bastante comum, classicamente identificada pelo medo de falar em situações de exposição onde a pessoa pode ser julgada. O tratamento clássico da fobia social é feito por meio da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), porém, outras formas alternativas de tratamento para essa condição, como o treino de atenção plena (“mindfulness”), estão sendo experimentados e têm mostrado bons resultados. O objetivo desse trabalho é de utilizar um protocolo de vídeo feedback para gerar ansiedade social e utilizar uma intervenção breve de mindfulness para testar sua eficácia na redução dos sintomas de ansiedade. Os efeitos da intervenção de mindfulness serão comparadas com aquelas obtidas em um grupo controle que receberá uma intervenção placebo (“sham”). Para quantificar os níveis de ansiedade e de mindfulness serão preenchidos questionários validados de auto-relato. Além disso, serão feitas medidas objetivas através do uso de um eletroencefalograma portátil (Muse) para quantificar a assimetria das ondas alfa nos lobos frontais do cérebro.
Interno - 3054906 - SUELLEN MARY MARINHO DOS SANTOS ANDRADE
Externo à Instituição - LARISSA COUTINHO DE LUCENA