PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LAYSA KAREN SOARES DE LIMA

DISCENTE: LAYSA KAREN SOARES DE LIMA
DATA: 22/03/2019
LOCAL: Sala 610 do CCS/UFPB
TÍTULO: EFEITO AGUDO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Lavandula angustifolia Mill. NOS NÍVEIS DE CRAVING E ANSIEDADE EM USUÁRIOS DE CRACK
PALAVRAS-CHAVES: ansiedade; aromaterapia; cocaína crack; fissura; Lavandula; transtornos relacionados ao uso de substâncias.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Estimulação Elétrica e com Drogas; Comportamento
RESUMO: A tematica do uso de drogas tem sido inserida constantemente nas discussoes atuais em saude publica, principalmente devido as mais diversas consequencias acarretadas pela dependencia quimica na vida do adicto e dos que o cercam. Entre as drogas mais devastadoras na atualidade destaca-se o crack, por seu baixo custo, efeitos danosos e seu alto potencial para gerar dependencia. Ao buscar o tratamento para o abandono da droga, o dependente quimico passa por diversos desafios inerentes ao periodo de abstinencia, como o craving, que e repleto de intensa ansiedade. Devido as falhas nas terapeuticas tradicionais, metodos complementares ou alternativos tem surgido como estrategias para o tratamento deste grupo, a exemplo da aromaterapia, com o uso de oleos essenciais. Desta forma, este estudo teve o objetivo de analisar o efeito agudo do oleo essencial de Lavandula angustifolia, administrado por via inalatoria, como terapia complementar no manejo do craving e ansiedade em usuarios de crack em estado de abstinencia. A pesquisa foi desenvolvida com individuos internos em uma unidade de desintoxicacao e em comunidades terapeuticas para tratamento de dependentes quimicos, na Paraiba. Constituiram a amostra 35 voluntarios, divididos em seis grupos, sendo um experimental, um controle e um controle aromatico para cada contexto investigado. Foram mensuradas medidas psicologicas e fisiologicas para verificar a presenca e os niveis de ansiedade e craving. O experimento foi realizado atraves de sessoes unicas e individuais e se desenvolveu em tres momentos: Momento Basal (I), Momento Inalatorio (II), Momento Pos-Inalatorio (III). Os dados foram analisados estatisticamente mediante metodos nao parametricos e os resultados elucidaram que os individuos possuiam niveis medios de ansiedade e graus elevados de craving, que foram reduzidos significativamente nos grupos que utilizaram o oleo essencial, e se mantiveram estaveis nos demais grupos apos a intervencao aromatica. O mesmo ocorreu com os parametros fisiologicos. Conclui-se que o oleo exerce um efeito redutivo agudo nos niveis de ansiedade e craving por crack e atua na manutencao do equilibrio da frequencia cardiaca e respiratoria dos usuarios do crack que estao em estado de abstinencia.
Presidente - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Interno - 1913358 - CICERO FRANCISCO BEZERRA FELIPE