PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO REGIS GOUVEIA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO REGIS GOUVEIA LIMA
DATA: 28/03/2019
LOCAL: Sala da posgraduação em psicologia social
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE MEDIDA DE MEMÓRIAVISUAL NA DIFERENCIAÇÃO DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE VASCULAR E NÃO VASCULAR
PALAVRAS-CHAVES: Comprometimento cognitivo leve; comprometimento cognitivo vascular; memória visuoespacial; RULIT; Envelhecimento.
RESUMO: A proporção de idosos na população vem se expandindo rapidamente em todo o mundo. Tendo em vista o caráter de risco desta parcela da população para o desenvolvimento de transtornos neurodegenerativos, torna-se cada vez mais relevante os estudos voltados a esta faixa etária. Em se tratando de demências, há uma fase prodrômica no continuum das patologias, denominada comprometimento cognitivo leve (CCL) que vem sendo amplamente estudada desde os anos 1990. Assim, da mesma forma que os transtornos demenciais podem ter diversas origens (degenerativa, vascular, psiquiátrica, traumática), o mesmo ocorre nos CCLs. Ao longo dos anos estudos vem sendo efetuados na direção da distinção dos diferentes CCLs, e categorias de comprometimento cognitivo foram elaboradas, baseado nos domínios cognitivos afetados. Entretanto, mostra-se de grande importância que seja cada vez mais facilitada a categorização do comprometimento de acordo com a etiologia do mesmo, com o objetivo de se formular um prognóstico mais preciso para tais quadros. Padrões de comprometimentos vem sendo buscados, mas usualmente sem associação às diferentes causas da doença. É sabido que atualmente as duas causas mais frequentes são o comprometimento neurodegenerativo e o vascular, e existe uma tendência na literatura a associar o primeiro a déficits de memória (em especial a memória verbal), e o segundo à baixa performance em tarefas de funções executivas. No entanto, foi também observado em alguns estudos que a memória visuoespacial poderia ser afetada em casos de comprometimentos vasculares. Tal dado é, porém, ainda inconclusivo, considerando os resultados contraditórios observados em diferentes pesquisas. É proposto, portanto, um estudo comparando idosos com comprometimento cognitivo leve de origem neurodegenerativa, vascular e um grupo controle para a observação e comparação do desempenho em uma tarefa de memória visuoespacial (RULIT) com estímulo de difícil verbalização e livre da necessidade de habilidades grafomotoras; em busca de diferentes padrões de comprometimento associado às diferentes etiologias de comprometimento.
Presidente - 2745539 - BERNARDINO FERNANDEZ CALVO
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA