PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLA NAYARA SIQUEIRA DE LIMA CONSERVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLA NAYARA SIQUEIRA DE LIMA CONSERVA
DATA: 20/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do prédio de Pós-graduação de Educação Física e Fisioterapia
TÍTULO: EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA ASSOCIADA AO TREINO COGNITIVO NA DOENÇA DE ALZHEIMER: ENSAIO CLÍNICO, TRIPLO-CEGO E RANDOMIZADO
PALAVRAS-CHAVES: Ensaio clínico, doença de Alzheimer, estimulação transcraniana por corrente contínua, metaplasticidade, treino cognitivo e cognição.
PÁGINAS: 59
RESUMO: A doença de Alzheimer (DA) é caracterizada por um declínio progressivo das funções cognitivas, interferindo na autonomia e independência. Conforme o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM 5), a disfunção mnemônica na DA precisa estar relacionada a afasia, apraxia, agnosia ou alterações nas funções executivas O quadro clínico da doença pode ser descrito como leve, moderado e grave. Na fase leve, o paciente mostra-se desorientado e com dificuldades no pensamento, nas fases mais avançadas os lapsos de memória tornam-se mais intensos e frequentes. Os sintomas de apraxia, afasia e agnosia se apresentam, causando notório impacto na execução das atividades simples do cotidiano e os sintomas neuropsiquiátricos e comportamentais se expressam. Os tratamentos farmacológicos existentes para tratamento da DA são capazes de minimizar os sintomas da doença, no entanto não são capazes de promover a cura. Por isso, estudos tem buscado compreender melhor as estratégias não farmacológicas, visando a otimização dos benefícios advindos pelo uso do fármaco. Estudos têm sugerido que a ETCC promove efeitos significativos nos processos cognitivos avaliados por meio de tarefas cognitivas, não somente em indivíduos saudáveis, mas também em populações clínicas. O treino cognitivo (TCog) semelhantemente, tem apresentado excelentes resultados no tratamentos dos déficits cognitivos decorrentes da DA. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo investigar em qual momento a ETCC deve ser aplicada em relação ao TCog para potencializar de seus efeitos em pessoas com DA, mediante a comparação de três protocolos de aplicação de neuroestimulação associada ao TCog. Para tal, será realizado um ensaio clínico, triplo-cego, randomizado e controlado por placebo. Assim sendo, pacientes diagnosticados na fase leve da DA serão alocados mediante randomização em três grupos: G1, aETCC antes do TCog; G2, aETCC durante o TCog; e G3 e aETCC simulada durante TCog. Os grupos G1 e G2 receberão a corrente ativa, enquanto que G3 receberá a corrente simulada. Em cada condição será realizada uma avaliação inicial na linha de base (T0), após 12 sessões (T1) e 12 semanas após o término das intervenções (T2). Os desfechos avaliados serão: cognição, função executiva, funcionalidade, sintomas neuropsiquiátricos e desempenho ocupacional. Para todas as análises, será utilizado o software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences - SPSS Inc, Chicago IL, EUA) para Windows, Versão 20.0, e considerado como significativo, um valor de alfa de 5% (p<0,05).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3054906 - SUELLEN MARY MARINHO DOS SANTOS ANDRADE
Interno - 1668604 - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ
Externo ao Programa - 1886217 - ANA CAROLLYNE DANTAS DE LIMA