PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANTONIO LEITE COUTINHO NETO

DISCENTE: ANTONIO LEITE COUTINHO NETO
DATA: 23/02/2022
LOCAL: v
TÍTULO: Reserva cognitiva e habilidades visuoespaciais em pessoas com comprometimento cognitivo leve.
PALAVRAS-CHAVES: Envelhecimento patológico; habilidades visuoespaciais; neuropsicologia; reserva cognitiva.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: As habilidades visuoespaciais, classificadas como percepção espacial (PE) (habilidades elementares) e pensamento espacial (PsE) (habilidades complexas), tem sido cada vez mais estudadas com o intuito de se compreender como estão afetadas no comprometimento cognitivo. A reserva cognitiva (RC) permite que, mesmo na presença de deterioração cerebral, o desempenho cognitivo se mantenha estável até os limites da reserva e compensação neural do indivíduo. Porém, ainda não se sabe como a RC afeta o desempenho de idosos com comprometimento cognitivo leve (CCL) nas tarefas de PE e PsE. O objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho de participantes cognitivamente saudáveis e com CCL com alta e baixa RC em tarefas de PE e PsE utilizando inteligência pré-mórbida (IPM) e escolaridade como proxies da RC. Participaram do estudo 45 idosos, dos quais 23 eram cognitivamente saudáveis e 22 tinham CCL. Todos os participantes passaram por uma avaliação neuropsicológica que incluiu a Battery for Visuospatial Abilities para avaliar a PE e o PsE e um teste de decisão lexical para avaliar a IPM. Os resultados indicaram que, quando a RC é baixa houve diferenças significativas em tarefas da PE e do PsE entre os participantes. No entanto, quando a IPM ou a escolaridade são altas nos participantes com CCL, as diferenças de desempenho entre eles e os participantes cognitivamente saudáveis deixa de existir nas tarefas da PE, mas se mantém nas do PsE. Esses resultados indicam que a RC pode compensar a deterioração cerebral no desempenho de tarefas visuoespaciais mais elementares, mas não nas mais complexas.
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Presidente - 1657913 - NELSON TORRO ALVES