PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: GESSIKA ARAUJO DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSIKA ARAUJO DE MELO
DATA: 22/02/2022
HORA: 13:00
LOCAL: On line
TÍTULO: Efeitos da neuromodulação associada à fisioterapia sobre os sintomas da fibromialgia e seus correlatos eletroencefalográficos.
PALAVRAS-CHAVES: Fibromialgia; Dor; Ansiedade; Depressão; Eletroencefalograma; Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua.
PÁGINAS: 189
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A fibromialgia (FM) é uma condição em que há presença de dor crônica generalizada, caracterizada por fadiga, distúrbios do sono e comorbidades, como ansiedade e depressão. Dada a complexidade da FM, a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) emerge como uma técnica importante, complementar à fisioterapia, capaz de modular a atividade elétrica cortical, podendo proporcionar benefícios adicionais ao tratamento convencional. Percebeu-se que o eletroencefalograma poderia ser um potencial recurso na avaliação da atividade elétrica cortical antes e após a aplicação da ETCC. Nesse âmbito, o presente estudo analisou os efeitos da neuromodulação associada à fisioterapia sobre sintomas da fibromialgia e seus correlatos eletroencefalográficos, descritos ao longo de 12 artigos. Realizou-se a análise do perfil sociodemográfico e clínico de indivíduos com FM, apresentando as características gerais e as principais comorbidades presentes em uma amostra de pacientes do município de João Pessoa – PB, e como as circunstâncias pandêmicas afetaram esses sintomas. Também foi abordado como o eletroencefalograma (EEG) pode ajudar na avaliação ou auxiliar no monitoramento da resposta ao tratamento na FM, assim como a possível existência de correlação entre os sintomas envolvidos no quadro clínico da FM, como dor, ansiedade e depressão, e a atividade eletrofisiológica cortical na FM. Acerca do tratamento para FM, analisaram-se os recursos fisioterapêuticos utilizados, enfatizando a importância do tratamento convencional para a manutenção da funcionalidade e qualidade de vida nessa população. Sequencialmente, investigaram-se as aplicabilidades da ETCC para os sintomas psicológicos desses indivíduos, assim como seu potencial efeito placebo no quadro clínico geral da FM. O artigo de protocolo para ensaio clínico randomizado integra o percurso metodológico do estudo final desenvolvido, que resultou no último artigo, cujo objetivo foi analisar os efeitos da ETCC complementar à fisioterapia na FM. Este estudo empírico analisou a fisioterapia como terapêutica convencional e a ETCC enquanto complementar no tratamento de sintomas presentes na FM. De maneira geral, os resultados apontam que o EEG pode ser um promissor recurso para avaliação e acompanhamento da resposta ao tratamento em mulheres com FM. Percebeu-se, também, que as circunstâncias pandêmicas vivenciadas pelas mulheres com FM exercem influência na dinâmica social, podendo ser um agravante dos sintomas pré-existentes da doença, como dor, ansiedade, depressão e qualidade de vida. Para essa população, observou-se que a ETCC pode ser considerada uma técnica capaz de auxiliar na melhora da dor, ansiedade e depressão em mulheres com FM.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIEL GOMES DA SILVA MACHADO
Externo à Instituição - GABRIEL GAUDENCIO DO REGO
Interno - 1066708 - LEONARDO DE SOUSA FORTES
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Presidente - 1657913 - NELSON TORRO ALVES