PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUEL FRANCISCO DE ARAÚJO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUEL FRANCISCO DE ARAÚJO LIMA
DATA: 28/06/2022
LOCAL: multimidia c
TÍTULO: A Influência do Estresse Materno e do Estilo de Apego na Obesidade Pediátrica
PALAVRAS-CHAVES: Estresse materno, Apego, Obesidade e Obesidade infantil.
RESUMO: A obesidade é uma doença crônica de origem multifatorial que se tornou um problema de saúde pública mundial. Apesar de estar associada a hábitos alimentares e a falta de exercício físico, crescem as evidências da influência de fatores psicológicos em sua etiologia. O estresse ativa diversas vias neurais capazes de induzir um conjunto de respostas comportamentais e fisiológicas no organismo, e pode influenciar na qualidade do apego desenvolvido na diáde mãe- filho. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito do estresse materno e da qualidade do apego de crianças na obesidade infantil. Trata-se, de um estudo transversal a ser conduzido com mães ou cuidadoras e suas respectivos filhos, de ambos os sexos, na faixa etária de idade dos 6 a 11 anos e 11 meses, matriculados em escolas públicas do município de João Pessoa/PB. A amostra será composta por 180 participantes, selecionados conforme os critérios de elegibilidade para cada grupo, sendo o grupo de mães com filhos com excesso de peso (n=90), (índice de massa corporal para idade (IMC-I) > - 1,0 escore z e estatura para idade (E/I) > -1.0 escore z) e o grupo controle eutróficos (n=90), (IMC-I > -1,0 e < 1,0 escore z e E/I > - 1,0 escore z). A avaliação antropométrica e da composição corporal será conduzida a partir da utilização do adipômetro clínico, o nível socioeconômico e as condições de saúde da díade serão mensuradas por meio dos questionários socioeconômico, de anamnese gestacional e da díade projetados para atender a demanda desse estudo. Para avaliação comportamental materna será utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) e medida bioquímica para avalição dos níveis de cortisol serão conduzidas por meio de cultura salivar. Quanto a avaliação comportamental do apego, será realizado com a criança pelo uso da Separation Anxiety Test – Versão Brasileira (SAT-B). Com base nas análises dos dados espera - se acrescentar informações sobre a influência do estresse materno e da qualidade do apego na etiologia da obesidade infantil.Tais resultados devem contribuir para a construção de prática clínicas voltadas não apenas para a criança, mas também para sua respectiva mãe.
Presidente - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Interno - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO