PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: STEFFANY ROCHA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STEFFANY ROCHA DA SILVA
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Auditório Multimídia
TÍTULO: Análise entre medidas de relaxamento, entusiasmo, interesse, engajamento, atenção e estresse registradas pelo EEG Emotiv 5.0 e por instrumentos de avalição neuropsicológica
PALAVRAS-CHAVES: EEG, Avaliação Neuropsicológica, Cognição.
RESUMO: O eletroencefalograma (EEG) é um método não invasivo, com baixo custo comparativamente a outras técnicas de neuroimagem, que permite avaliar a função neurofisiológica. Embora a literatura científica seja bem consolidada no uso de equipamentos fixos, há poucos estudos de validação realizados com equipamentos portáteis. O presente estudo tem por objetivo comparar o registro dos sinais eletrofisiológicos obtidos pelo equipamento EEG Emotiv Insight 5 com a avaliação neuropsicológica de estados cognitivos associados ao relaxamento, entusiasmo, interesse, engajamento, foco (atenção) e estresse. A amostra do estudo será composta por 60 universitários, divididos equitativamente em dois grupos: experimental, em que os participantes serão submetidos a uma tarefa de alto esforço cognitivo, e controle, no qual os participantes serão submetidos a uma tarefa de baixo esforço cognitivo, durante o registro de EEG. A partir da correlação entre o registro do EEG e o desempenho dos participantes nos testes neuropsicológicos, espera-se confirmar as hipóteses de que: 1) o grupo experimental, exposto a tarefa de alto esforço cognitivo, apresentará escores mais elevados em engajamento, atenção e estresse durante e após a conclusão da tarefa em comparação ao grupo controle; 2) o grupo controle, exposto a tarefa de menor esforço cognitivo, apresentará índices mais elevados de relaxamento, entusiasmo e interesse, em comparação ao grupo experimental, 3) o grupo controle não apresentará alteração nos índices de atenção e estresse após a realização de atividade de menor esforço cognitivo. Os achados dessa pesquisa poderão fornecer medidas de validade de constructo convergente dos registros de EEG em relação as medidas neuropsicológicas de relaxamento, entusiasmo, interesse, engajamento, atenção e estresse. Como resultados, espera-se melhor contribuir a validação de equipamento portátil de EEG a partir das associações de suas medidas com testagem neuropsicológica.
Presidente - 1657913 - NELSON TORRO ALVES
Externo ao Programa - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA