PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOEL JONATHAN CARVALHO TAVARES

DISCENTE: JOEL JONATHAN CARVALHO TAVARES
DATA: 18/08/2022
LOCAL: remota através da plataforma do zoom
TÍTULO: MINDFULNESS, ABERTURA PARA EXPERIÊNCIA E DEPRESSÃO: UM ESTUDO UTILIZANDO APLICATIVO MÓVEL
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Plena; personalidade; depressão; aplicativos móveis.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Experimental
ESPECIALIDADE: Estados Subjetivos e Emoção
RESUMO: Nos últimos anos, têm-se observado um grande crescimento de casos de depressão em todo o mundo e um dos aspectos que podem predizer depressão está relacionado com os traços de personalidade. Mas, felizmente existem diversos tratamentos farmacológicos e não farmacológicos para a depressão, um exemplo é a prática de mindfulness, que tem apresentado importantes resultados no ramo de recursos terapêuticos para o manejo dos sintomas depressivos. O uso de tecnologia para a prática clínica a distância pode ser promissor, principalmente em países em desenvolvimento. Os fenótipos digitais são fontes de informações objetivas que podem ser coletadas a distância. A primeira parte desta pesquisa teve como objetivo investigar o possível efeito mediador das cinco facetas de mindfulness sobre abertura para fantasia (AF) e depressão. A segunda parte do estudo teve como propósito explorar a relação entre os fenótipos digitais, depressão e os traços de abertura à experiência (AE). No primeiro estudo participaram 153 indivíduos com idade entre 18 e 65 anos por meio de formulário eletrônico, no qual foram realizadas análises de mediação simples e múltiplas entre as facetas de mindfulness, fantasia e depressão. O segundo estudo teve delineamento transversal e correlacional, no qual participaram 364 adultos com idade entre 18 e 68 anos e os dados foram coletados pela internet por meio do aplicativo “NeuroPesquisa”. A partir dos objetivos propostos nos estudos realizados, os resultados do primeiro artigo revelaram evidências preliminares de que o fator fantasia está relacionado à depressão, mas que o traço mindfulness apresentou um papel mediador na redução do efeito direto entre a relação fantasia e depressão. A faceta não julgamento de mindfulness apresentou um papel predominante nessa força mediadora, o que sugere que o ato de não julgar a experiência interna pode ser um fator protetivo para depressão em pessoas com maior índice de AF. Os resultados do segundo estudo indicaram que os participantes com menor tempo de respostas apresentaram índices de depressão e fantasia significativamente maiores. Esses estudos se limitaram a observar a relação entre variáveis, investigando a importância das facetas de mindfulness como fatores protetivos da depressão, além de procurar evidências iniciais dos fenótipos digitais como biomarcadores para a prática de saúde mental à distância. Com base nos resultados encontrados e discutidos nos capítulos II e III, pode-se chegar a conclusão de que o traço mindfulness, especialmente a faceta não julgamento, é considerado um atributo individual importante para a proteção da saúde mental, o que torna relevante promover sua prática, principalmente como uma ferramenta de promoção de saúde mental à distância. Outro importante desfecho que pode depreender destes estudos é sobre a importância dos fenótipos digitais enquanto biomarcadores possivelmente capazes de acessar e rastrear aspectos de saúde das pessoas em seu ambiente natural, através do uso de ferramentas tecnológicas que possibilitem a coleta de informações clínicas objetivas, com menos viés e à distância.
Presidente - 1668604 - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ
Interno - 2566114 - THIAGO SIQUEIRA PAIVA DE SOUZA