PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: JOYCE KELLY MONTEIRO DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOYCE KELLY MONTEIRO DE CARVALHO
DATA: 29/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do NESMEP / UFPB
TÍTULO: DESEMPENHO ACADÊMICO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: neuropsicologia cognitiva, COVID-19, leitura, aritmética
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Cognitiva
RESUMO: O acesso à educação de qualidade, é fundamental para a construção de uma sociedade culturalmente e economicamente forte. A formação das habilidades de leitura, escrita e matemática, ocorrem formalmente aos seis anos, nos anos iniciais do ensino fundamental (MEC, 2004). O desempenho nessas habilidades é considerado como um bom indicativo sobre o desempenho acadêmico das crianças e adolescentes. E têm sido consistentemente identificadas como importante preditores para maiores índices de empregabilidade, renda e integração social, (Duncan et al., 2007; Ritchie & Bates, 2013; Cachia et al., 2018; Zhang et al., 2019). Durante a pandemia por covid-19 muitas escolas precisaram ser fechadas para evitar a propagação do vírus, e com isso, alunos, famílias e professores do mundo inteiro precisaram se adaptar rapidamente (UNESCO, 2020). Na tentativa de analisar o desempenho acadêmico de criancias que vivenciaram o ensino remoto emergencial foi realizada a presente investigação, para tanto contou-se com a participação de 100 crianças (52,6% do sexo feminino, n = 52) com idades entre 6 e 9 anos (M = 7,50; DP = 0,10). Do total, 34% (n=34) cursava o 1o ano, 37% (n= 37) cursava o 2o ano e 29% (n=29) cursavam o 3o ano do ensino fundamental. De seis escolas da rede pública (50%) e privada (50%), situadas no estado da Paraíba. A partir dos modelos de multicomponentes, foi possível identificar as habilidades precursoras da leitura e fatores ambientais que influenciam o desenvolvimento das habilidades acadêmicas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
Externo ao Programa - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO