PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: YAGO PESSOA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YAGO PESSOA DA COSTA
DATA: 09/09/2022
LOCAL: Online/remota
TÍTULO: Efeito da fadiga mental e contramedidas (cafeína ou ETCC) no desempenho técnico-tático de jovens atletas de voleibol de praia
PALAVRAS-CHAVES: vôlei de praia; fadiga mental, ETCC.
RESUMO: O voleibol é um esporte com características intermitentes com elevado grau de exigência cognitiva, sendo as ações de ataque fundamentais para vitória. Recentemente, identificou-se que a utilização de smartphone causa fadiga mental, que é um processo psicobiológico induzido por atividades cognitivas exigentes resultando em pior desempenho atlético. Desta forma, potenciais recursos ergogênicos torna-se atrativos para serem testados, com o intuito de reduzir os efeitos da fadiga mental, garantindo desempenho semelhante ou superior a condições normais. Assim, o objetivo do estudo será verificar o efeito da cafeína e estimulação transcraniana por corrente contínua no desempenho de jovens atletas de voleibol. O estudo será dividido em duas etapas tendo características de crossover randomizado. A etapa inicial será dedicada a testagem da cafeína após a utilização de smartphone por 30 minutos, a segunda etapa será utilizada para testar a estimulação transcraniana por corrente contínua. Os atletas disputaram jogos simulados utilizando as regras oficiais. As variáveis utilizadas serão desempenho técnico-tático, ondas cerebrais, aspectos físicos (i.e. salto vertical, distância percorrida), medidas psicométricas e funções executivas. Os dados serão apresentados em média e desvio padrão em caso de normalidade verificada por Shapiro-wilk. Para comparação dos dados será utilizada Anova one-way de medidas repetidas e Anova two-way de medidas repetidas quando estratificado em vencedores e perdedores. Todos os procedimentos serão realizados no software SPSS IBM 20.0. com significância de 0.05.
Presidente - 1066708 - LEONARDO DE SOUSA FORTES
Interno - 1657913 - NELSON TORRO ALVES