PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: KASSIA EVANILY ALCANTARA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KASSIA EVANILY ALCANTARA DO NASCIMENTO
DATA: 26/10/2022
LOCAL: https://us05web.zoom.us/j/85975121646?pwd=YWVUTkE3dEpQRUx2K09QM1lPK1FCU T09
TÍTULO: Efeito de treinos relacionais de coordenação e diferença na inteligência de crianças
PALAVRAS-CHAVES: Análise experimental do comportamento , Inteligência, Lolduras relacionais , Teoria da mente
RESUMO: O construto da inteligência ainda não possui clara definição, vez que existem várias teorias e formas de interpretação. Diversas são as definições relacionadas à inteligência, além de várias formas de mensuração. Ainda não há um consenso no que tange a uma definição de modo generalizado, tais barreiras ocorrem por diversos aspectos. A teoria das molduras relacionais tem relevância no campo da análise experimental do comportamento e sugered que a aprendizagem ocorre por meio de repertórios de comportamento que são comuns nas primeiras interações com os elementos e estímulos que existem nos ambientes. se torna reconhecida pela possibilidade de explicação comportamental para a linguagem e cognição, que possibilita o aprendizado de diferentes relações arbitrárias entre os mais variados estímulos encontrados em nosso ambiente. Provavelmente, nas primeiras interações para o estabelecimento desse repertorio relacional, crianças bem pequenas aprendem relações que dependem principalmente de características físicas dos elementos envolvidos e adicionalmente são expostas a treinos que permitem o estabelecimento direto de relações arbitrárias como os nomes de estímulos diversos . O aumento da exposição a um determinado estímulo pode contribuir para que as crianças adquiram repertórios de comportamento que poderia ser dificultado pela ausência de aprendizagem direta. Evidências têm mostrado que crianças neurotípicas podem ser beneficiadas a partit dos treinos de molduras relacionais. Assim, é possível observar relações entre comportamento, inteligência e os diferentes tipos de treinos. aumentar os escores de inteligência por meio da aplicação de treinos de molduras relacionais. O objetivo do presente trabalho será expor crianças a treinos elementares para o estabelecimento do repertório relacional e verificar o seu impacto em resultados de medidas selecionadas para atestar sua performance em testes de inteligência. O principal objetivo deste estudo é avaliar possíveis relações entre treino de moldura relacional em crianças. Trata-se de um estudo transversal, com delineamento de medidas repetidas pré-teste e pós-teste. Espera-se que as crianças tenham um desempenho melhor após o treino quando comparadas às crianças que não realizarão treino. Este estudo tem potencial para contribuir em diversas áreas do conhecimento e ajudar na compreensão de quais tipos de contingências são críticos para melhorar a inteligência.
Presidente - 1347318 - NATANAEL ANTONIO DOS SANTOS
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA