PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: KEDMA ANNE LIMA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEDMA ANNE LIMA GOMES
DATA: 03/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/zao-izsk-pdr
TÍTULO: Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e análise da predição de resposta em pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL): ensaio clínico randomizado, triplo-cego e sham-controlado.
PALAVRAS-CHAVES: Demência. Disfunção cognitiva. Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua.
RESUMO: Introdução: A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua é uma técnica neuromodulatória não invasiva que tem mostrado resultados na melhora clínica de pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve, uma condição prodrômica para o surgimento de demência. As respostas ao tratamento dependem das características dos pacientes e dos parâmetros ajustados no equipamento, o que torna imperativa a identificação do perfil de indivíduos que podem se beneficiar efetivamente da técnica. O estudo de preditores de resposta à neuroestimulação não invasiva e da suscetibilidade genética podem elucidar os efeitos da corrente de acordo com as particularidades do indivíduo. Objetivos: Observar os efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua em pacientes com CCL, considerando a suscetibilidade genética dos sujeitos à Doença de Alzheimer e a atividade elétrica cerebral enquanto preditores de resposta. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, triplo-cego e Sham-controlado (ClinicalTrials.org: NCT04943003). Foram utilizados testes neuropsicológicos e questionário sociodemográfico e clínico para avaliar e caracterizar os sujeitos. Os participantes captados pelo Laboratório de Estudos em Envelhecimento e Neurociências da Universidade Federal da Paraíba foram divididos em 02 grupos, totalizando 38 voluntários: Ativo – participantes que receberam corrente anódica real; Sham – participantes que receberam estimulação simulada. Os participantes inseridos por meio dos critérios de elegibilidade foram alocados randomicamente de forma simples, na taxa de 1:1. Foram realizadas 12 sessões de neuromulação, 3 vezes por semana, em dias alternados, durante 30 minutos, aplicando-se uma corrente de 2 miliamperes no córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo. O eletroencefalograma e a avaliação de polimorfismos do gene codificador da Apolipoproteína E foram considerados como preditores de resposta. Os dados parciais foram processados a partir do Prism - GraphPad, aplicando-se teste t de Student para variáveis contínuas ou qui-quadrado, para variáveis categóricas, além da ANOVA split-plot. A análise de predição será conduzida a partir de Machine Learning. O projeto foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, obtendo o seguinte registro CAAE: 46072621.8.0000.5188. Resultados esperados: Espera-se encontrar melhoras nos escores dos testes de cognição geral após o protocolo de intervenção de neuroestimulação no grupo que recebeu a corrente ativa, em comparação ao grupo de neuroestimulação simulada. Ademais, pretende-se traçar o perfil de bons respondedores à técnica, de forma que esses resultados poderão otimizar a prática clínica.
Presidente - 3054906 - SUELLEN MARY MARINHO DOS SANTOS ANDRADE
Interno - 2745539 - BERNARDINO FERNANDEZ CALVO