PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA MARTINS RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA MARTINS RODRIGUES
DATA: 21/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/cfd-ucby-cco
TÍTULO: Cognição visuoespacial no Comprometimento Cognitivo Leve e Doença de Alzheimer
PALAVRAS-CHAVES: visuoconstrução; percepção espacial; memória espacial; envelhecimento.
RESUMO: Devido ao aumento da expectativa de vida média da população mundial, tem crescido cada vez mais o interesse pela identificação de características cognitivas das patologias implicadas no processo de envelhecimento. Dentre os transtornos mais comuns, destacam-se a demência por Doença de Alzheimer (DA) e o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL). Nesse sentido, a intervenção cognitiva precoce tem sido empregada como a principal forma de tratamento, de maneira que o estudo sobre as medidas neuropsicológicas que apontem os primeiros sinais de alterações pode contribuir sobremaneira com a eficiência do tratamento. Nessa lógica, a cognição visuoespacial é um dos constructos que apresenta bons índices de sensibilidade desde as fases iniciais de comprometimento das capacidades mentais. Isso posto, o presente estudo busca investigar a contribuição da visuoconstrução, percepção visual e memória visuoespacial, que constituem o domínio da cognição visuoespacial, na diferenciação entre CCL, DA e controles saudáveis. No Estudo 1, foi investigado como as tarefas visuoconstrutivas podem diferenciar e predizer o pertencimento a cada um dos 3 grupos mencionados. Foi encontrado que tarefas não grafomotoras por comando verbal são mais sensíveis às diferenças intergrupais, quando comparadas com tarefas que envolvem fazer a cópia de um modelo prévio. No Estudo 2, será investigado como a percepção espacial, subcategorizada em seus fatores simples e complexo, é alterada em CCL e DA, bem como a sua contribuição na diferenciação destes grupos com controles saudáveis. Espera-se que ambos os fatores sejam sensíveis na discriminação dos grupos e que o fator complexo evidencie índices mais elevados de precisão diagnóstica. No Estudo 3, serão comparadas tarefas que medem memória verbal e visuoespacial, com a finalidade de identificar padrões de alterações em CCL e DA, comparados a controles saudáveis. Espera-se que as medidas de memória visuoespacial consigam diferenciar os grupos e que tenham índices mais elevados de precisão quando comparadas às medidas de memória verbal. Tomados em conjunto, infere-se que os subcomponentes da cognição visuoespacial podem ser marcadores neuropsicológicos passíveis de identificação desde os primeiros sinais de alteração cognitiva, cujo padrão de acometimento pode apontar para sintomas decorrentes do processo de degeneração por DA.
Presidente - 2745539 - BERNARDINO FERNANDEZ CALVO
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA