PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLÓRIA QUIZITO FULAI FREDERICO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLÓRIA QUIZITO FULAI FREDERICO
DATA: 02/06/2023
LOCAL: Sala do Nesmep
TÍTULO: Encontros transculturais: memória de trabalho, atenção e leitura em crianças brasileiras e moçambicanas do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Memória de trabalho, atenção, leitura, Neurociência Cognitiva.
RESUMO: A educação é um bem consagrado a todas as crianças, pois é na fase inicial que começa o processo de preparação da criança para a fase adulta. O presente estudo intitulado encontros transculturais: memória de trabalho, atenção e leitura em crianças brasileiras e moçambicanas do ensino fundamental, tema que que tem sido alvo de muitas pesquisas na área da neuropsicologia cognitiva, visto que, a memória de trabalho, a atenção e leitura são tarefas cognitivas complexas que trabalham juntas para que a aprendizagem ocorra com sucesso. Como já é reconhecida a relação entre as variáveis em estudo, por se tratar de países e contextos diferentes, e pelo facto de fatores internos e externos influenciam no desempenho dessas habilidades. O estudo propõe analisar, se existem diferenças na relação entre memória de trabalho, atenção, o perfil socioeconômico e as possíveis correlações com a competência leitora em crianças moçambicanas e brasileiras. Método, participaram do estudo 258 crianças de 7 a 9 anos do 2° e 3° de ensino fundamental de escolas de rede pública brasileiras e moçambicanas, após obter desempenho na média ou acima da média nas Matrizes progressivas coloridas de Raven, serão aplicados os testes de memória de trabalho visuoespacial e auditiva, atenção concentrada, dividida e alternada e os testes de fluência, reconhecimento de letras e leitura de palavras e pseudo palavras. Também será aplicado questionário junto à secretaria da escola com questões referentes a aspectos sociodemográficos, e questões socioeconômicas e à aprendizagem serão aplicadas aos pais e professores. Serão realizadas análises descritivas e a depender da distribuição dos dados, estatística paramétrica será utilizado o teste t de Student medidas independentes para comparação entre os grupos e o Coeficiente de Correlação de Pearson para determinar as possíveis correlações e no caso não-paramétrica será utilizado o teste de Mann-Whitney de medidas independentes para comparação entre os grupos, teste Qui-quadrado (χ2) de Pearson para comparação entre as variáveis categóricas sociodemográficas e o Coeficiente de Correlação de Spearman para determinar possíveis correlações. Com base nessa pesquisa, espera-se que contribua nas pesquisas futuras, traga contribuições para Moçambique, pois ainda existe uma grande preocupação com a qualidade da educação no ensino primário. Espera- se que existam diferenças na relação entre memória de trabalho, atenção, habilidades de leitura e as possíveis correlações das variáveis individuais e socioeconômicas entre crianças crianças brasileiras e moçambicanas.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO