PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CYNTHIA BORGES LUIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CYNTHIA BORGES LUIZ
DATA: 19/06/2023
LOCAL: online
TÍTULO: INTERVENÇÃO BREVE DE AUTOCOMPAIXÃO PARA ANSIEDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Autocompaixão; Ansiedade; Regulação Emocional; Estudantes de Ciências da Saúde
RESUMO: A autocompaixão é a habilidade de aprender a ser um bom amigo para nós mesmos, ao invés de nos prendermos a uma voz interna crítica. Nesse sentido, acessando as nossas emoções é possível desenvolver autoconhecimento e autocompaixão. Uma técnica utilizada na Terapia Focada na Compaixão (TFC) envolve imaginar uma voz com tom convidativo, que pode ser uma voz criada ou a sua própria, e dessa maneira tentar promover um sentimento gentil e de encorajamento. Os estudantes universitários representam uma população com alta prevalência de acometimento por transtornos mentais, principalmente a ansiedade, alguns fatores parecem contribuir para esse adoecimento, como, por exemplo, as atividades acadêmicas, o ambiente familiar, conciliar trabalho e estudo, expectativas irreais sobre o futuro, esgotamento, propensão a vergonha, entre outros. A literatura nacional é escassa quando o tema é autocompaixão, e principalmente com relação aos estudantes de ensino superior dos cursos de saúde. Este projeto tem como objetivo investigar os efeitos de uma intervenção breve em autocompaixão para ansiedade em graduandos dos cursos de Saúde da UFPB. Trata-se de um estudo observacional, longitudinal do tipo follow-up, mediante escalas de avaliação de autocompaixão, mindfulness, alexitimia, ansiedade, depressão e estresse. A intervenção acontecerá através de dois encontros remotos para prática de autocompaixão para estudantes universitários devidamente matriculados nos cursos de graduação em saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Presidente - 1668604 - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ
Interno - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA