PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: GISELE MENEZES DA SILVA

DISCENTE: GISELE MENEZES DA SILVA
DATA: 26/09/2023
LOCAL: on line
TÍTULO: Memórias no Cárcere: valência e especificidade na evocação autobiográfica de Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs)
PALAVRAS-CHAVES: Memória Autobiográfica, Pessoas Privadas de Liberdade, Cárcere.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A memória autobiográfica (MA) é um termo que se refere as recordações de acontecimentos do passado pessoal de uma pessoa, geralmente funciona de forma a contribuir para a estabilidade da identidade, para a consecução de objetivos e para a promoção do bem-estar e estabelecimento de vínculos. Ela oferece uma referência de quem somos e das nossas realizações e infortúnios a serem replicados ou evitados. Considerando que o isolamento social pode gerar disfunções nas relações interpessoais e deficiências emocionais, indivíduos em situação de encarceramento podem apresentar alguma alterações na MA. O objetivo desse estudo foi investigar as características da memória autobiográfica em indivíduos em situação de cárcere. Foram recrutados 70 voluntários do sexo masculino entre 18 a 45 anos de idade alocados em dois grupos; grupo 1 (homens em situação de cárcere), grupo 2 (homens livres e sem histórico de encarceramento). Os voluntários dos grupos 1 foram recrutados em estabelecimento prisional em regime semiaberto e do grupo 2 através de convite em escolas públicas com Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Todos os voluntários responderam um questionário sociodemográfico, a escala de depressão, ansiedade e estresse (DASS-21) as escalas Self-Assessment Manikin (SAM), Levenson Self-Report Psychopathy e o Teste de memória autobiográfica (TMA). Os resultados destacam três conclusões principais, a primeira, estar preso em regime semiaberto não necessariamente decorre em prejuízos na evocação de MAs; segundo, estar vinculado a atividades educativas, lazer, esporte, religiosa ou laboral pode auxiliar no processo de regulação emocional e concomitantemente no bom funcionamento dos processos mnemônicos das MAs, terceiro, a possibilidade de haver um processo de reavaliação cognitiva frente às adversidades da vida, PARECE ofereceR mais satisfação frente às lembranças negativas da vida. Estudos futuros podem investigar a relação de PPLs com atividades de lazer, esportes e fé.
Presidente - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA