PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: KEDMA ANNE LIMA GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEDMA ANNE LIMA GOMES
DATA: 07/11/2023
LOCAL: Auditório Humberto Nóbrega
TÍTULO: Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e análise da predição de resposta em pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL): ensaio clínico randomizado, triplo-cego e sham-controlado.
PALAVRAS-CHAVES: Demência. Disfunção cognitiva. Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é uma condição caracterizada por alterações cognitivas leves que vão além do envelhecimento normal, mas ainda não atendem aos critérios para um diagnóstico de demência, como a doença de Alzheimer. Indivíduos com CCL podem experimentar dificuldades sutis de memória, atenção e outras funções cognitivas. A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é uma técnica de estimulação cerebral não invasiva que tem despertado interesse como uma possível abordagem terapêutica para melhorar as funções cognitivas em pessoas com CCL. Através da aplicação de correntes elétricas suaves diretamente no cérebro, a ETCC visa modular a atividade neural e promover a plasticidade cerebral, potencialmente atenuando os sintomas do CCL e melhorando a cognição. No entanto, os resultados da neuromodulação ainda são heterogêneos e dependem de protocolos adotados e variações individuais, suscitando a necessidade do desenvolvimento de estratégias que individualizem sua aplicação e de ferramentas que sejam capazes de predizer o perfil de pacientes respondedores, sobretudo se estas análises consistirem na utilização de dados coletados em consultório no cotidiano dos clínicos. Nesse contexto, a presente tese, composta por quatro produtos e apresentada em formato de artigos, se propôs a investigar características clínicas, cognitivas e sociodemográficas de pacientes com CCL, os efeitos da ETCC anódica sobre o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo, a atividade elétrica cerebral (eletroencefalograma), a suscetibilidade genética por meio de polimorfismos do gene IL-10 e a predição de resposta à técnica, tanto do ponto de vista dos parâmetros utilizados (metanálise seguida de meta-regressão), quanto do ponto de vista das características dos indivíduos, a partir de uma abordagem de machine learning, via clusterização e construção de árvore de decisão com o uso de algoritmo K-means. O projeto foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, obtendo o seguinte registro CAAE: 46072621.8.0000.5188. O estudo empírico consistiu em um ensaio clínico randomizado, triplo-cego e sham-controlado (ClinicalTrials.org: NCT04943003), que analisou os efeitos da ETCC em uma amostra de 38 indivíduos com CCL, considerando escores de testes cognitivos e a avaliação de medidas derivadas do eletroencefalograma, como o poder espectral das bandas de frequência teta, alfa e beta na área pré-frontal (Fp1, Fp2, F3, F4, F7 e F8) e as assimetrias alfa e beta nessa mesma região cerebral. Todos os métodos e materiais aplicados em cada produto desta tese estão detalhados em suas respectivas seções. De maneira geral, apresentamos os dados descritivos a partir de medidas de tendência central e de dispersão, fazendo o uso de estatística inferencial quando apropriado, a partir de testes de associação e correlação (ANOVA split-plot, Teste T, Qui-quadrado de Pearson e correlações de Pearson e Spearman), os quais foram adaptados conforme a distribuição dos dados. Para a condução das análises no software Graphad Prism (9.0), consideramos um valor de p<0,05 e intervalo de confiança de 95%. De maneira geral, os dados apontam a ETCC como uma estratégia que modula discretamente a atividade elétrica cerebral em pessoas com CCL, comportando-se como um recurso mais interessante para pessoas com comprometimento cognitivo mais avançado, diante do efeito teto observado. No entanto, mostra-se uma técnica segura, com efeitos adversos raros, bem tolerados e transitórios. Por fim, conseguimos elencar algumas variáveis preditoras de resposta, como a duração da sessão, o diagnóstico (estado pré-demencial versus Doença de Alzheimer) e algumas características individuais que foram apresentadas e discutidas ao longo da tese.
Presidente - 3054906 - SUELLEN MARY MARINHO DOS SANTOS ANDRADE
Interno - 1668604 - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ