PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA LAÍS LIMA HOLMES MADRUGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELA LAÍS LIMA HOLMES MADRUGA
DATA: 31/10/2023
HORA: 09:30
LOCAL:
TÍTULO: EFEITOS DE DIFERENTES POLARIDADES DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA DE ALTA DEFINIÇÃO NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA: UM ESTUDO FNIRS
PALAVRAS-CHAVES: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua de Alta Definição; Resposta Hemodinâmica Cortical.
RESUMO: A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) representa uma das condições com maior incidência, prevalência, mortalidade e desabilidade no cenário mundial. Considerando a importância clínica e falta de tratamentos para essa população, reafirma-se a significância de explorar o potencial terapêutico e neurofisiológico de técnicas neuromodulatórias, a partir de evidências neurofisiológicas para tal. Nesse panorama, a estimulação transcraniana por corrente contínua de alta definição (HD-tDCS) já se mostrou capaz de alterar a excitabilidade respiratória ao estimular regiões cerebrais relevantes, apresentando, ainda, particularidades polaridade-dependentes. Assim, no presente estudo, buscamos investigar as questões: (1) Há diferenças neurofisiológicas quanto à estimulação anódica e catódica aplicadas ao córtex motor diafragmático de indivíduos com DPOC? (2) Quais os efeitos agudos da aplicação da HD-tDCS de alta definição na hemodinâmica cortical? Diante disso, será realizado um estudo de caráter experimental exploratório com abordagem quantitativa, de natureza aplicada, do tipo ensaio clínico, duplo-cego, placebo-controlado e aleatorizado. Serão abordados os efeitos agudos de diferentes polaridades da HD-tDCS na hemodinâmica cortical de pacientes com DPOC. O estudo será desenvolvido em contexto hospitalar e ambulatorial, abordando o grupo experimental A (HD-tDCS ativa de polaridade anódica - aHD-tDCS), experimental B (HD-tDCS ativa de polaridade catódica - cHD-tDCS) e experimental C (HD-tDCS sham - sHD-tDCS). Para análise do desfecho primário, os pacientes serão submetidos à espectroscopia funcional por infravermelho próximo (fNIRS) para avaliação da hemodinâmica cortical e escalas de avaliação clínica para desfechos secundários.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1657913 - NELSON TORRO ALVES