PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: RAISSA MIRANDA DE ALEXANDRIA FONSECA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAISSA MIRANDA DE ALEXANDRIA FONSECA
DATA: 04/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO HUMBERTO NÓBREGA
TÍTULO: Eficácia do priming com Estimulação Magnética Transcraniana no tratamento adjuvante do Transtorno Obsessivo Compulsivo: ensaio clínico randomizado, duplo-cego e sham-controlado
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno Obsessivo Compulsivo. Estimulação Magnética Transcraniana. Priming. Área Motora Suplementar.
PÁGINAS: 194
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Psiquiatria
RESUMO: Introdução: o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é potencialmente incapacitante e cursa com prejuízo funcional e comprometimento da qualidade de vida. Seu tratamento permanece desafiador, e até 60% dos pacientes apresentam apenas uma resposta parcial, enquanto cerca de 10% não apresentam melhora. A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (do inglês: rTMS) tem sido utilizada como uma opção promissora. Ainda não há consenso para protocolo com parâmetros ideais específicos para o TOC. Novos paradigmas na rTMS são de grande interesse, e um deles é o priming, em que uma estimulação neuronal prévia modula a neuroplasticidade para o estímulo de TMS subsequente. Objetivos: avaliar a eficácia do uso do priming na rTMS no tratamento adjuvante do TOC moderado. Métodos: trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado com placebo. Os participantes serão divididos em dois grupos: o priming ativo (frequência de 6 Hz, a 80% do Limiar Motor de Repouso - LMR) e, o priming sham (mesmos parâmetros, mas sem o estímulo efetivo). Todos os participantes receberão o estímulo de frequência de 1 Hz, a 80% do LMR (3 sessões de rTMS por semana, por 3 semanas consecutivas). A localização alvo para todos os estímulos será a área motora suplementar. O desfecho primário será avaliado pela mudança nos escores da escala Yale-Brown Obsessive Compulsive Scale. Para os desfechos secundários, serão utilizadas as escalas Hamilton Anxiety Rating Scale para avaliar ansiedade, Hamilton Depression Rating Scale para depressão, Clinical Global Impression Scale para a impressão clínica geral e Short Form Health Survey- 36 para qualidade de vida. Resultados: Houve melhora significativa dos dois grupos ao longo do tempo para os sintomas de TOC, mas sem diferença estatística entre o grupo que recebeu o priming ativo e o sham. Foi observado que o uso do priming tem maior impacto sobre os sintomas obsessivos. Sintomas ansiosos e depressivos também reduziram com a intervenção. O procedimento se mostrou seguro e bem tolerado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3054906 - SUELLEN MARY MARINHO DOS SANTOS ANDRADE
Interno - 1668604 - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ
Externo à Instituição - DEBORAH MARQUES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - RODRIGO COELHO MARQUES