PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: IGHOR DOMINGOS BANDEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGHOR DOMINGOS BANDEIRA
DATA: 30/10/2023
LOCAL: online
TÍTULO: EFEITOS DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO NOS ASPECTOS ACÚSTICOS DA FALA
PALAVRAS-CHAVES: Frequência fundamental; Intensidade; Voz; Correlação
RESUMO: Ansiedade e depressão são transtornos mentais muito comuns na sociedade que em casos extremos pode levar a graves consequências. O primeiro passo para que um tratamento adequado ocorra é o diagnóstico da condição, que depende do relato dos acometidos ou de pessoas próximas, podendo serem enviesadas ou escondidas devido aos estigmas que as doenças mentais carregam, e com isso, aumentando o tempo necessário para um diagnóstico preciso. Tais características mentais interferem em vários aspectos fisiológicos da vida do paciente, podendo afetar a fala do paciente de modos além do semântico. Tendo isso em mente, uma ferramenta ou medida fisiológica que pudesse ser acessada remotamente poderia facilitar e agilizar esse processo. O presente estudo busca correlacionar traços de ansiedade e depressão com as características vocais dos participantes através de um protocolo de gravações de áudio de maneira completamente remota. O estudo será uma análise de correlação dos aspectos acústicos da voz com o score de pontuação dos participantes nas dimensões de ansiedade e depressão do questionário DASS 21. O estudo será feito com alunos universitários. Os dados serão coletados através de questionários online para identificar os níveis de mindfulness, ansiedade, estresse e depressão, e uma chamada online na plataforma zoom, onde serão feitos os exercícios vocais para a coleta de dados da voz dos participantes. Apesar do N amostral ainda não ter atingido o valor total calculado para a amostra, é possível ver algumas correlações significativas de alguns parâmetros vocais como, jitter e shimmer, com a depressão.
Presidente - 1668604 - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ
Interno - 1657913 - NELSON TORRO ALVES