PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRIELY DOS SANTOS CORDEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRIELY DOS SANTOS CORDEIRO
DATA: 27/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: NESMEP
TÍTULO: Avaliação informatizada das funções executivas em crianças
PALAVRAS-CHAVES: função executiva; psicometria; testes neuropsicológicos; Neuropsicologia
PÁGINAS: 188
RESUMO: Esta tese apresenta o processo de elaboração e análise das propriedades psicométricas de instrumentos informatizados de avaliação das funções executivas para aplicação com crianças, como também de escala sobre as dificuldades nestas habilidades com base na percepção dos pais. O trabalho foi composto por três estudos: 1) O primeiro estudo demonstrou o processo de análise de evidências de validade de conteúdo da Bateria de Avaliação das Funções Executivas Infantis (BAFE-inf), com análise de juízes, e pelo público-alvo (crianças e adultos com filhos entre seis e 10 anos). Esta etapa contou com a participação de oito especialistas; 15 crianças com idades entre seis e 10 anos; e sete adultos que tem filhos nessa faixa etária. Foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico e considerações de saúde, questionário sociodemográfico para juízes, a BAFE-inf, e questionários para avaliação dos instrumentos pelos juízes, pelas crianças e seus responsáveis. Com os juízes, a aplicação dos instrumentos foi realizada remotamente com o auxílio dos formulários do google; com as crianças, a aplicação foi presencial em escolas públicas de João Pessoa; e com os adultos com filhos, também foi presencial em sala de uma clínica de Psicologia. Todas as aplicações foram individuais. Análises descritivas dos dados foram feitas, além das análises de estimativas de concordância e validade de conteúdo (coeficiente de validade de conteúdo). 2) O segundo estudo teve o propósito de avaliar as evidências de validade baseadas na consistência interna e confiabilidade dos instrumentos de aplicação direta com as crianças e com os pais. A amostra final foi composta por 276 crianças, de ambos os sexos, com idades entre seis e 10 anos (M=8,04; DP=1,17), matriculadas em escolas públicas do município de João Pessoa. Participaram também do estudo os pais ou responsáveis. As crianças responderam aos instrumentos informatizados, enquanto os pais/responsáveis preencheram um questionário sociodemográfico e de condições de saúde, além de escala com a percepção deles sobre as dificuldades das crianças em funções executivas no cotidiano. Foram realizadas análises descritivas dos dados e análises de normalidade dos dados de Shapiro-Wilk. Para verificar a adequação da amostra para a análise fatorial exploratória, foram realizados os testes de esfericidade de Bartlett e Kaiser-Meyer-Olkin (KMO). A análise fatorial exploratória para análise da estrutura fatorial dos instrumentos com as crianças foi implementada com a utilização da matriz de correlação de Pearson, enquanto para a EFEC-pais foi utilizada a matriz de correlação policórica. Foram analisados ainda a quantidade de fatores a serem retidos, indicadores de unidimensionalidade da escala, índices de ajuste ao modelo, estabilidade dos fatores, e indicadores de qualidade. A análise de fidedignidade dos instrumentos foi avaliada através do método de confiabilidade composta.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Externo à Instituição - JOSEMBERG MOURA DE ANDRADE