PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: STEFFANY ROCHA DA SILVA

DISCENTE: STEFFANY ROCHA DA SILVA
DATA: 30/01/2024
LOCAL: Sala 505
TÍTULO: Relação entre as métricas do EEG Emotiv EPOC x e medidas neuropsicológicas em uma tarefa de carga cognitiva.
PALAVRAS-CHAVES: Métricas de performance, EEG portátil, carga cognitiva, avaliação neuropsicológica, tarefa N-back
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O eletroencefalograma (EEG) portátil é um método não invasivo, com baixo custo permite monitoramento e registro da atividade eletrofisiológica cerebral. Esses equipamentos tem sido cada vez mais utilizados e estudados em todo o mundo, mostrando sobre necessidade de validação destes. O presente estudo tem por objetivo avaliar as métricas de performance (engajamento, excitabilidade, foco, interesse, relaxamento e estresse) obtidas a partir do registro dos sinais eletrofisiológicos no EEG EMOTIV EPOC X com a avaliação neuropsicológica, a partir de uma atividade de carga cognitiva (n-back). A amostra do estudo foi composta por 60 estudantes universitários, sendo 26 estudantes do sexo masculino e 34 do sexo feminino, divididos em dois grupos: experimental, em que os participantes foram submetidos a uma tarefa de alto esforço cognitivo, e controle, no qual os participantes realizaram uma tarefa de baixo esforço cognitivo. Como resultado, foi observado diferença significativa na métrica “excitabilidade” entre os grupos, não sendo encontrados padrões de diferença significativas entre em relação às demais métricas de desempenho, mostrando que o resultado das métricas variou de modo subjetivo a cada participante. No teste comportamental referente à tarefa N-back, foram observadas diferenças significativas nas médias de acertos e tempo de resposta entre os grupos controle e experimental. O grupo experimental, que realizou atividade com maior carga cognitiva (2-back), teve média de acertos menor e demorou mais tempo do que o grupo controle, cuja atividade era de menor carga cognitiva (0-back). Também obteve-se correlação negativa significativa no grupo geral entre a métrica de desempenho engajamento e o questionário SRQ-20, o que pode indicar que maiores indícios de Transtornos Mentais Comuns (TMC) pode se associar a menor engajamento. Um outro achado no presente estudo, entre os participantes do grupo controle, envolveu correlação positiva significativa entre a métrica “estresse” no EEG e o inventário de estresse ISSL. Ou seja, quanto maior a pontuação no inventário de estresse, maior a pontuação de métrica de performance relacionada ao estresse no EEG. Apesar disso, conclui-se sobre a subjetividade das métricas de desempenho do equipamento, destacando-se sobre a necessidade de maiores estudos sobre a precisão e validade dessas métricas.
Presidente - 1657913 - NELSON TORRO ALVES
Externo ao Programa - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA