PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA CÂMARA MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA CÂMARA MIRANDA
DATA: 26/04/2024
HORA: 08:30
LOCAL: laboratório de Audiologia
TÍTULO: ESTUDO DA PERCEPÇÃO AUDITIVA E PERCEPÇÃO VISUAL NO TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
PALAVRAS-CHAVES: Percepção Auditiva; Percepção Visual; Crianças; Audiologia; Neurociência; Aprendizagem.
PÁGINAS: 71
RESUMO: A percepção auditiva conhecida também como processamento auditivo central (PAC) é um mecanismo que reflete a eficácia com que o sistema nervoso central utiliza a informação auditiva. Alterações neste mecanismo caracteriza-se com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), que é definido como um déficit no processamento dos estímulos auditivos no sistema nervoso central (SNC). Estudos vêm mostrando a relação entre o PAC e percepção visual, principalmente em crianças com queixas de dificuldades escolares. Diante disso e da importância desses processos sensoriais para o desenvolvimento de vários aspectos da população infantil, esse estudo se propõe verificar como ocorre a percepção auditiva e percepção visual em crianças com TPAC. O trabalho será dividido em: uma scoping review que aborda a correlação da percepção auditiva e visual em crianças na literatura mundial, através dele pode-se observar a existência da correlação entre esses dois processos na literatura apesar da variabilidade nos resultados dos estudos encontrados, nos tipos de protocolos utilizados e nas características dos sujeitos incluídos nas pesquisas; um estudo transversal quantitativo que investigou e encontrou a correlação entre algumas das habilidades auditivas em visuais em uma amostra de 26 crianças, posteriormente com a divisão das crianças em dois grupos, crianças com TPAC e sem TPAC investigou a diferenças da percepção visual e suas habilidades entre os grupos de quem tinha ou não o TPAC mostrando que houve diferenças entre os grupos e piores resultados na percepção visual em crianças com TPAC; e por fim um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, placebo-controlado com uma amostra de 48 crianças com diagnostico de TPAC, onde será avaliado o efeito do treinamento auditivo e treinamento visual realizado de forma análoga quando comparado a outros tipos de treinamento (treinamento auditivo controlado, treinamento visual e placebo) em crianças com o diagnóstico de TPAC, espera-se diante das correlação entre a percepção auditiva e visual que esse treinamento apresente diferença significativa quando comparado pré e pós treinamento intra grupo e entre grupos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Externo à Instituição - MARIANA LOPES MARTINS