PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE MIRANDA DE VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE MIRANDA DE VASCONCELOS
DATA: 28/11/2024
HORA: 00:00
LOCAL: On-line
TÍTULO: Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua no Reconhecimento da Identidade e das Emoções Faciais após Acidente Vascular Cerebral
PALAVRAS-CHAVES: Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua; Reconhecimento de Identidade Facial; Reconhecimento de Faces.
RESUMO: Após o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o indivíduo pode apresentar comprometimentos no reconhecimento de faces. A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) vêm se mostrando como uma ferramenta promissora para modulação das habilidades cognitivas, devido à modulação do potencial de membrana de repouso, que pode alterar a excitabilidade neuronal. Para mais, a relação entre dois importantes domínios do reconhecimento facial, a identidade facial e o reconhecimento da emoção facial tem sido debatida há muito tempo, pois há questionamentos se existe dissociação ou compartilhamento desses domínios. Buscando compreender melhor o uso da ETCC sobre o processamento da identidade e emoções faciais em pacientes pós-AVC, o objetivo desta tese será analisar o efeito da ETCC no giro fusiforme para o reconhecimento da identidade e emoções faciais após AVC. A tese foi dividida em três pesquisas. A primeira consistiu em uma revisão sistemática sobre a estimulação transcraniana por corrente contínua no reconhecimento da identidade facial. A segunda envolveu uma avaliação da estimulação transcraniana por corrente contínua no reconhecimento da identidade facial após acidente vascular cerebral (em construção) e a terceira em uma avaliação da estimulação transcraniana por corrente contínua no reconhecimento das emoções faciais após acidente vascular cerebral (em construção). Os resultados obtidos do primeiro estudo destacam que, dependendo do protocolo utilizado, a ETCC pode influenciar no processamento de faces, particularmente em termos de atenção, processamento holístico, memória de trabalho e no efeito de inversão. Além disso, o estudo demonstra a especificidade das áreas cerebrais-alvo, como o córtex pré-frontal dorso lateral esquerdo, o córtex occipital direito, giro fusiforme direito, área facial occipital, área facial fusiforme, e do lobo temporal anterior, no contexto do reconhecimento facial. O segundo e o terceiro estudo não apresentam resultados, pois a coleta ainda está sendo realizada.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1657913 - NELSON TORRO ALVES
Interno - 1066708 - LEONARDO DE SOUSA FORTES
Externo à Instituição - YURI MAX ARAUJO TAVARES DE FARIAS