PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: KATHLYN KAMOLY BARBOSA CAVALCANTI ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATHLYN KAMOLY BARBOSA CAVALCANTI ARAÚJO
DATA: 29/03/2016
HORA: 14:00
LOCAL: cchla
TÍTULO: Memória e ritmicidade circadiana em ratos adolescentes submetidos a umprotocolo de dessincronização forçada - modelo T22
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chaves: ritmos circadianos; memória do tipo episódica; dissociação; T22
PÁGINAS: 34
RESUMO: A memória constitui-se numa das mais complexas funções cognitivas, abrangendo a aquisição, a formação, a conservação e a evocação de informações. À habilidade de reviver mentalmente os próprios eventos passados é possível graças à memória episódica. Nos animais não-humanos a evidência para recordação episódica é estabelecida através de critérios, em que os animais devem lembrar “quando” um determinado evento aconteceu, bem como “o quê” e “onde”, de modo que ele consegue distinguir os acontecimentos em diferentes vezes no passado. A memória, assim como outras funções cognitivas, apresenta padrões rítmicos que sofrem influência de diferentes componentes endógenos e exógenos. A ciência que estuda os ritmos e os fenômenos físicos e bioquímicos que ocorrem periodicamente nos seres vivos é denominada Cronobiologia. Os ritmos biológicos têm um papel significativo na adaptação do organismo às mudanças ambientais rotineiras, exercendo seu controle através de modificações na fisiologia e no comportamento, de maneira antecipatória, com intuito de aperfeiçoar a relação entre o organismo e o meio e dessa forma permitir que as espécies evoluam. O ritmo biológico circadiano é derivado do latim e significa "cerca de um dia", portanto refere-se a um ritmo de cerca de 24 horas. A maior parte, se não todos, os organismos desenvolveram a capacidade de manter o controle do tempo por meio de um sistema de temporização circadiano endógeno originário de relógios biológicos. Para que haja a integração do tempo interno com o tempo geofísico, é necessário que ocorra a sincronização entre o organismo e o ciclo ambiental e isso ocorre graças aos Zeitgebers, que proporcionam aos organismos a captação de sinais de marcação temporal. Em mamíferos, o ciclo claro/escuro (CE) é o zeitgeber mais importante para a sincronização circadiana. No entanto, vários tipos de informações podem harmonizar ou desregular os ritmos circadianos. Um dos tipos mais comuns de desalinhamento estudado é o do ciclo sono-vigília em relação à noite biológica. A desagregação entre os ciclos circadianos e o dia/noite pode resultar na quebra de vários ritmos internos, como os da aprendizagem e memória. Neste estudo submeteremos ratos Wistar adolescentes a um modelo de dessincronização forçada, o T22 (ciclo claro/escuro de 22h simétrico - 11:11) para avaliar os efeitos da dessincronização na memória e na expressão da ritmicidade circadiana durante esta fase. O T22 é conhecido por fazer com que os ratos apresentem dois ritmos de atividade locomotora: um arrastado pelo CE (T22) e o outro apresentando um período superior a 24 h (τ >24). A atividade motora dos ratos será registrada continuamente através de sensores de movimento por infravermelho, instalados sobre as gaiolas, conectados a um netbook por uma placa de aquisição de dados. Realizaremos a tarefa de reconhecimento espacial associativa para analisar os efeitos da dessincronização forçada na memória similar à episódica dos ratos adolescentes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1199131 - FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE
Presidente - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Externo à Instituição - ROVENA CLARA ENGELBERTH