PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: INGRID EULALIA VIEIRA DE FARIAS

DISCENTE: INGRID EULALIA VIEIRA DE FARIAS
DATA: 24/03/2017
LOCAL: Sala 402 CCHLA Universidade Federal da ParaÍba
TÍTULO: EFEITO ANSIOLÍTICO DO ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA E DA AROMATERAPIA EM MULHERES NO CLIMATÉRIO
PALAVRAS-CHAVES: Climatério; Ansiedade; Massagem; Aromaterapia; Lavanda.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: O climaterio representa o estado de transicao entre o periodo reprodutivo e o nao reprodutivo ocasionado devido ao envelhecimento ovariano. Com a falencia ovariana ha uma diminuicao dos niveis de estrogenio com presenca de sintomas desconfortaveis tais como a ansiedade que e um estado emocional humano definido como uma relacao existente entre o individuo associado a um ambiente hostil e aos processos neurofisiologicos decorrentes dessa relacao. E considerada patologica quando sua intensidade ou frequencia de resposta nao correspondem com a situacao que a desencadeia. Em mulheres na fase do climaterio esse tipo de desordem e comum e pode se manifestar atraves da alta presenca de irritabilidade, taquicardia, sudorese, fadiga e preocupacao com pequenos problemas. Terapias complementares e medicina alternativa sao intervencoes que vem sendo percebidas como efetivas no tratamento deste tipo de sintomatologia, porem mais naturais e economicas. Neste contexto, a massoterapia e a aromaterapia com oleo de lavanda se destacam como alternativas responsaveis pelo tratamento de inumeras doencas, dentre as quais os transtornos de ansiedade. Objetivos: Avaliar o efeito ansiolitico da massagem classica, e da massagem aromatica com oleo de lavanda em mulheres durante o climaterio atraves da inducao experimental da ansiedade utilizando a tecnica Video-Recorded Stroop Color-Word Test (VRSCWT). Metodos: A populacao do estudo foi constituida por voluntarias com idade entre 40 e 65 anos, N=49, distribuidas homogeneamente em tres grupos: GRUPO PLACEBO, GRUPO CONTROLE NEGATIVO, e GRUPO EXPERIMENTAL. Uma situacao ansiogenica foi induzida atraves do Video-recorded Stroop Color–Word Test (VRSCWT). Apos a tarefa, os grupos experimental e controle negativo foram submetidos a uma sessao de massagem com duracao de 20min, no primeiro grupo foi utilizado o oleo de lavanda e no segundo oleo placebo jojoba. A avaliacao dos parametros psicologicos do experimento foi atraves de escalas psicometricas (IDATE – T e IDATE-E), alem destas, medidas fisiologicas foram mensuradas (PA, FC, FR e SatO2). Resultados: Apos inducao experimental da ansiedade, houve aumento estatisticamente significativo da FC, FR e IDATE-E em todos os grupos, a massagem aromatica e a massoterapia isolada foram capazes de reverter os parametros fisiologicos para os niveis basais, porem com relacao ao IDATE-E, o grupo experimental obteve apos a intervencao uma queda do score abaixo do nivel basal. Conclusao: O metodo VRSCWT foi capaz de induzir a ansiedade experimentalmente, e as terapias foram capazes de reverter este quadro de ansiedade aguda. Porem, a massagem aromatica mostrou-se mais eficaz com relacao aos parametros psicometricos, provavelmente devido a relacao intima entre a aromaterapia e a estimulacao do lobo limbico.
Externo à Instituição - CARLUCIA ITHAMAR FERNANDES FRANCO
Presidente - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS