PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JEANE CONSTANTINO PEREIRA

DISCENTE: JEANE CONSTANTINO PEREIRA
DATA: 31/03/2017
LOCAL: sala 511 (CCHLA) Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: Ansiedade e memória aversiva de ratos adolescentes sob ciclo claro-escuro de 22 h
PALAVRAS-CHAVES: ritmo circadiano; dessincronização; ansiedade; memória aversiva
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: A adolescencia e um periodo crucial do desenvolvimento, no qual o organismo apresenta um alto nivel de plasticidade. Sabe-se que adolescentes possuem um atraso fisiologico na fase do sono, alem de, na atualidade, passarem mais tempo ativos e expostos a luz durante a noite reduzindo a quantidade de sono diaria. Para investigar os possiveis efeitos dessa condicao na ansiedade e memoria aversiva, ratos adolescentes passaram pelas tarefas de Campo Aberto (CA) e Esquiva Passiva (EP) estando sob um ciclo CE de 22 h. Objetivo: Avaliar os efeitos de um ciclo CE de 22 h sobre a ansiedade, memoria aversiva e atividade locomotora de ratos adolescentes. Metodologia: Foram utilizados 42 ratos Wistar machos, divididos em 2 grupos: T24, n=12 (CE 12:12 h) eT22, n=30 (CE 11:11 h) que ficaram sob condicoes controladas de temperatura e umidade, com agua e racao a vontade. Os testes aconteceram na fase escura para o T24, na noite de coincidencia entre o ambiente e a noite biologica de cada rato do T22 para 16 animais, e na noite de nao-coincidencia para 14 animais do T22. As tarefas de CA e EP foram realizadas quando os animais tinham entre 40 e 60 dias. Todas as sessoes foram filmadas para contabilizacao da distancia total percorrida, tempo total, velocidade e indices de ansiedade minimo e maximo (thigmotaxis) no CA, e latencia do tempo de descida da plataforma na EP apos 30 min para ambos os grupos e apos 24 h (para o grupo T24) e 22 h (para o grupo T22) para avaliacao das memorias de curto e longo prazo, respectivamente. A atividade locomotora foi registrada continuamente e totalizada em intervalos de 5 min. Para comparacao das medias entre os grupos no teste de CA foi realizada uma ANOVA de 1 via para amostras independentese o teste de Kruskal Wallis para a EP. A pesquisa foi aprovada pela CEUA da UFPB-N°070713. Resultados: Os animais do T22h apresentaram dois ritmos na atividade locomotora, um com periodo de 22 horas e outro maior que 22 h. Nao foram encontradas diferencas entre os grupos para: distancia total percorrida [F(2,35): 0,247; p = 0,783], velocidade [F(2,35): 0,251; p = 0,779)], thigmotaxis maximo [F(2,35): 0,823; p = 0,447)] e thigmotaxis minimo [F(2,35): 0,777; p = 0,926)]. Tambem nao foram encontradas diferencas entre os grupos para: latencia de descida da plataforma apos 30 min (x 2 (2) = 5,460, p= 0,065nem apos 24 ou 22 hx 2 (2) = 3,233, p= 0,199). Conclusoes: O ciclo CE de 22 h promove dissociacao no ritmo circadiano de atividade locomotora sem alterar os niveis de ansiedade nem prejudicar a memoria aversiva de ratos adolescentes.
Presidente - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Externo à Instituição - MARIO ANDRE LEOCADIO MIGUEL