PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARIA AUGUSTTA SOBRAL DE FRANCA

DISCENTE: MARIA AUGUSTTA SOBRAL DE FRANCA
DATA: 30/03/2017
LOCAL: 512 CCHLA Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: Avaliação da contribuição do contexto social na memória similar à episódica em ratos Wistar
PALAVRAS-CHAVES: Memória similar à episódica; Contexto Social; Ratos
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: A memoria episodica e um tipo de memoria declarativa rica em contexto espacial e temporal. Alguns animais tem demonstrado apresentar uma memoria similar a episodica, baseada em criterios que podem ser mostrados atraves do comportamento e alguns criterios como, eventos (“o que”) que ocorreram em um devido local (“onde”) e num determinado espaco de tempo (“quando”). Para ser considerada uma memoria similar a episodica, estes aspectos comportamentais devem ser evocados de forma integrada e associativa, nao havendo a possibilidade de se recordar cada aspecto separado. Sabe-se que o contexto social exerce influencia sobre as capacidades cognitivas e comportamentais em diferentes especies, mas pesar de sua importancia, o contexto social tem recebido pouca atencao da neurociencia e muitos estudos tem sido direcionados para o entendimento dos processos neurais do comportamento, por meio de pesquisas com seres humanos ou animais isolados. Neste trabalho, nos procuramos avaliar o impacto do ambiente social no desempenho da memoria similar a episodica em ratos Wistar em uma tarefa adaptada de memoria similar a episodica integrativa dos tres aspectos comportamentais. Para tal, utilizamos 26 ratos Wistar machos de 3 a 4 meses de idade, mantidos em condicoes controladas e divididos em tres grupos: controle, experimental unitario e experimental diade. Esta tarefa e realizada em uma arena circular e e baseada no paradigma da novidade. Foram realizadas tres sessoes na tarefa: a sessao de amostra 1, amostra 2 e teste. Cada sessao teve duracao de cinco minutos e o intervalo entre sessoes foi de uma hora e entre sessoes e teste 24 horas. Na sessao de amostra 1 foi permitido que o animal explorasse quatro objetos novos (A) em disposicoes especificas. Na sessao de amostra 2 quatro novos objetos (B) foram expostos, sendo dois alocados em posicoes ocupadas pelos objetos “A” e dois em novas posicoes. Na sessao de teste os animais entraram em contato com dois objetos da primeira sessao e, dois objetos da segunda sessao, onde um objeto de cada sessao era estacionario em relacao a sua posicao inicial (A1 e B1) e outro objeto era deslocado (A2 e B2). O padrao de exploracao esperado para esta tarefa e de A1>B1 (padrao temporal), B2>B1 (padrao espacial) e A1>A2 (padrao integrativo). Os animais do grupo experimental diade conseguiram integrar os tres criterios episodicos na sessao de teste da tarefa, enquanto que os animais do grupo controle e experimental unitario nao conseguiram. Desse modo, foi visto no nosso estudo que o contexto social parece ser um fator importante nos processos mnemonicos.
Presidente - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Interno - 1657913 - NELSON TORRO ALVES