PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: MARIA AUGUSTTA SOBRAL DE FRANCA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA AUGUSTTA SOBRAL DE FRANCA
DATA: 30/03/2017
HORA: 14:00
LOCAL: 512 CCHLA Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: Avaliação da contribuição do contexto social na memória similar à episódica em ratos
Wistar
PALAVRAS-CHAVES: Memória similar à episódica; Contexto Social; Ratos
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: A memoria episodica e um tipo de memoria declarativa rica em contexto espacial e
temporal. Alguns animais tem demonstrado apresentar uma memoria similar a
episodica, baseada em criterios que podem ser mostrados atraves do comportamento e
alguns criterios como, eventos (o que) que ocorreram em um devido local (onde) e
num determinado espaco de tempo (quando). Para ser considerada uma memoria
similar a episodica, estes aspectos comportamentais devem ser evocados de forma
integrada e associativa, nao havendo a possibilidade de se recordar cada aspecto
separado. Sabe-se que o contexto social exerce influencia sobre as capacidades
cognitivas e comportamentais em diferentes especies, mas pesar de sua importancia, o
contexto social tem recebido pouca atencao da neurociencia e muitos estudos tem sido
direcionados para o entendimento dos processos neurais do comportamento, por meio
de pesquisas com seres humanos ou animais isolados. Neste trabalho, nos procuramos
avaliar o impacto do ambiente social no desempenho da memoria similar a episodica em
ratos Wistar em uma tarefa adaptada de memoria similar a episodica integrativa dos tres
aspectos comportamentais. Para tal, utilizamos 26 ratos Wistar machos de 3 a 4 meses
de idade, mantidos em condicoes controladas e divididos em tres grupos: controle,
experimental unitario e experimental diade. Esta tarefa e realizada em uma arena
circular e e baseada no paradigma da novidade. Foram realizadas tres sessoes na tarefa:
a sessao de amostra 1, amostra 2 e teste. Cada sessao teve duracao de cinco minutos e o
intervalo entre sessoes foi de uma hora e entre sessoes e teste 24 horas. Na sessao de
amostra 1 foi permitido que o animal explorasse quatro objetos novos (A) em
disposicoes especificas. Na sessao de amostra 2 quatro novos objetos (B) foram
expostos, sendo dois alocados em posicoes ocupadas pelos objetos A e dois em novas
posicoes. Na sessao de teste os animais entraram em contato com dois objetos da
primeira sessao e, dois objetos da segunda sessao, onde um objeto de cada sessao era
estacionario em relacao a sua posicao inicial (A1 e B1) e outro objeto era deslocado (A2
e B2). O padrao de exploracao esperado para esta tarefa e de A1>B1 (padrao temporal),
B2>B1 (padrao espacial) e A1>A2 (padrao integrativo). Os animais do grupo
experimental diade conseguiram integrar os tres criterios episodicos na sessao de teste
da tarefa, enquanto que os animais do grupo controle e experimental unitario nao
conseguiram. Desse modo, foi visto no nosso estudo que o contexto social parece ser
um fator importante nos processos mnemonicos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Interno - 1657913 - NELSON TORRO ALVES
Externo à Instituição - RAMON HYPÓLITO LIMA