PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: IVANILDE CARLOS MOUREIRA NETA

DISCENTE: IVANILDE CARLOS MOUREIRA NETA
DATA: 09/03/2017
LOCAL: Auditório 411 - CCHLA - Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: HABILIDADES AUDITIVAS DE ESCOLARES COM E SEM TRANSTORNO DE LEITURA
PALAVRAS-CHAVES: Processamento Auditivo; leitura; transtorno de leitura.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: O presente trabalho apresenta dois estudos. O primeiro teve por objetivo analisar as habilidades auditivas de escolares com e sem transtorno de leitura, buscando assim resultados que possam apontar a importancia dos testes de processamento auditivo nos protocolos de avaliacao do transtorno de leitura. Participaram deste estudo 46 escolares, de ambos os sexos entre 9 e 11 anos de idades. Todos matriculados no 4º e 5º ano do ensino fundamental. Distribuidos em dois grupos, grupo clinico e grupo controle. Todos os participantes fizeram uso os instrumentos de avaliacao de leitura de palavras isoladas e da tecnica de Cloze. Posteriormente realizaram exames audiologicos e em seguida os testes que avaliam as habilidades auditivas (testes de localizacao, teste dicotico de digitos, teste de inteligibilidade de fala pediatrica, teste de padroes sequenciais de frequencia e teste de deteccao de intervalos aleatorios). Os resultados corroboraram com as hipoteses do estudo. Destaca-se o melhor desempenho do grupo controle em relacao ao grupo clinico e a correlacao entre as habilidades de leitura e as habilidades de integracao binaural e resolucao temporal. Esse resultado aponta para a importancia dos testes de processamento auditivo compor os protocolos utilizados para avaliacao dos transtornos de leitura. Conclui-se que a insercao dos testes de processamento auditivo central na avaliacao de criancas com dificuldades de leitura e essencial para contribuicao de uma avaliacao minuciosa, o que norteara a intervencao terapeutica. O segundo artigo teve como objetivo investigar a relacao da leitura de palavras e compreensao de leitura em criancas de 9 a 11 anos de escolas publicas. Participaram deste estudo 77 criancas de ambos os sexos entre 9 e 11 anos de idades. Todos matriculados no 4º e 5º ano do ensino fundamental. Todos os participantes fizeram uso os instrumentos de avaliacao de decodificacao e compreensao de leitura (leitura de palavras isoladas e da tecnica de Cloze). Atraves dos testes utilizados para a investigacao sobre a decodificacao (Teste LPI) e compreensao de leitura (Tecnica de Cloze) conclui-se que certa capacidade de leitura de palavras e necessaria para ler um texto com compreensao e que falhas na leitura de palavras prejudicam a compreensao adequada do texto.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA