PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: KATHLYN KAMOLY BARBOSA CAVALCANTI ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATHLYN KAMOLY BARBOSA CAVALCANTI ARAÚJO
DATA: 28/09/2017
HORA: 15:00
LOCAL: 512
TÍTULO: Memória e ritmicidade circadiana em ratos adolescentes submetidos a umprotocolo de dessincronização forçada - modelo T22
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chaves: ritmos circadianos; memória do tipo episódica; dissociação; T22
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: A memoria constitui-se numa das mais complexas funcoes cognitivas, abrangendo a aquisicao, a formacao, a conservacao e a evocacao de informacoes. A habilidade de reviver mentalmente os proprios eventos passados e possivel gracas a memoria episodica. Nos animais nao-humanos a evidencia para recordacao episodica e estabelecida atraves de criterios, em que os animais devem lembrar “quando” um determinado evento aconteceu, bem como “o que” e “onde”, de modo que ele consegue distinguir os acontecimentos em diferentes vezes no passado. A memoria, assim como outras funcoes cognitivas, apresenta padroes ritmicos que sofrem influencia de diferentes componentes endogenos e exogenos. A ciencia que estuda os ritmos e os fenomenos fisicos e bioquimicos que ocorrem periodicamente nos seres vivos e denominada Cronobiologia. Os ritmos biologicos tem um papel significativo na adaptacao do organismo as mudancas ambientais rotineiras, exercendo seu controle atraves de modificacoes na fisiologia e no comportamento, de maneira antecipatoria, com intuito de aperfeicoar a relacao entre o organismo e o meio e dessa forma permitir que as especies evoluam. O ritmo biologico circadiano e derivado do latim e significa "cerca de um dia", portanto refere-se a um ritmo de cerca de 24 horas. A maior parte, se nao todos, os organismos desenvolveram a capacidade de manter o controle do tempo por meio de um sistema de temporizacao circadiano endogeno originario de relogios biologicos. Para que haja a integracao do tempo interno com o tempo geofisico, e necessario que ocorra a sincronizacao entre o organismo e o ciclo ambiental e isso ocorre gracas aos Zeitgebers, que proporcionam aos organismos a captacao de sinais de marcacao temporal. Em mamiferos, o ciclo claro/escuro (CE) e o zeitgeber mais importante para a sincronizacao circadiana. No entanto, varios tipos de informacoes podem harmonizar ou desregular os ritmos circadianos. Um dos tipos mais comuns de desalinhamento estudado e o do ciclo sono-vigilia em relacao a noite biologica. A desagregacao entre os ciclos circadianos e o dia/noite pode resultar na quebra de varios ritmos internos, como os da aprendizagem e memoria. Neste estudo submeteremos ratos Wistar adolescentes a um modelo de dessincronizacao forcada, o T22 (ciclo claro/escuro de 22h simetrico - 11:11) para avaliar os efeitos da dessincronizacao na memoria e na expressao da ritmicidade circadiana durante esta fase. O T22 e conhecido por fazer com que os ratos apresentem dois ritmos de atividade locomotora: um arrastado pelo CE (T22) e o outro apresentando um periodo superior a 24 h (τ >24). A atividade motora dos ratos sera registrada continuamente atraves de sensores de movimento por infravermelho, instalados sobre as gaiolas, conectados a um netbook por uma placa de aquisicao de dados. Realizaremos a tarefa de reconhecimento espacial associativa para analisar os efeitos da dessincronizacao forcada na memoria similar a episodica dos ratos adolescentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Interno - 1140014 - MIRIAN GRACIELA DA SILVA STIEBBE SALVADORI
Externo à Instituição - CRHISTIANE ANDRESSA DA SILVA
Externo à Instituição - JOHN FONTENELE ARAÚJO