PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉA GARCIA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉA GARCIA DE SOUZA
DATA: 27/02/2019
LOCAL: CCAE-UFPB
TÍTULO: A COMPETÊNCIA LEITORA NA EJA: CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE SOLÉ APLICADAS AO GÊNERO FÁBULA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Estratégias de leitura. Competência leitora. Fábula.
RESUMO: Ler é uma aptidão intrínseca ao ser humano. Mesmo quando o texto escrito não existia o homem já lia o mundo a sua volta. Isso porque, mas que necessidade, ler é uma determinação própria da natureza pensante da humanidade. Todavia, ao desenvolvermos nossa docência com alunos da educação de jovens e adultos, observamos a dificuldade que eles apresentam para ler de forma proficiente e autônoma. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é investigar a contribuição das estratégias de leitura de Solé aplicadas ao gênero fábula para o desenvolvimento da competência leitora de alunos do ciclo II da Educação de Jovens e Adultos – EJA, de uma escola pública municipal de ensino fundamental, localizada na cidade de Bayeux – PB. Nossa intenção ao realizar um projeto de pesquisa voltado para o grupo de alunos mencionados, abordando a temática leitura, teve em vista, além das deficiências que apresentam em relação às habilidades globais dessa prática, a constatação da histórica exclusão desse público e o reconhecimento de que a proficiência leitora é um importante instrumento de participação social. No que concerne à fundamentação teórica desse trabalho, apresentaremos o que dizem sobre leitura a Constituição (1988), os PCN (1997) e a BNCC (2017). Para discorreremos sobre as concepções de leitura nos apoiaremos em Koch e Elias (2017) e Bonifácio (2015). Em relação ao ensino das estratégias de leitura nos embasaremos em Solé (1988). Sobre a educação de jovens e adultos recorreremos a Freire (1987, 1989), Gadotti e Romão (2011), Yunes (1995), Kleiman (2005), Leffa (1999), a LDB (2017), o (PNE 2014-2024) e à Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos: Segundo segmento (2002). Acerca dos gêneros discursivos nos serviremos dos pressupostos teóricos de Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Cavalcante (2018) e Bagno (2006). A pesquisa é de natureza intervencionista, com uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. Faremos uma avaliação diagnóstica inicial para verificar o nível das habilidades de leitura dos alunos e, a partir das informações colhidas, desenvolveremos uma proposta de intervenção pedagógica que se efetivará por meio de oficinas de leitura. Ao final, realizaremos outra avaliação diagnóstica a fim de comparar seu resultado com o da avaliação inicial.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA