PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDVIRGENS MORAIS DE MEDEIROS DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDVIRGENS MORAIS DE MEDEIROS DUARTE
DATA: 28/02/2019
LOCAL: CAMPUS IV MAMANGUAPE-PB
TÍTULO: A DIS(ORTOGRAFIA) NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO 6º ANO
PALAVRAS-CHAVES: Disortografia. Consciência Fonológica. Objeto Educacional Digital. Ensino do Português. Inclusão digital.
RESUMO: O trabalho se propõe a discutir a escrita “alterada”, fora do padrão da Língua Portuguesa, com relação à disortografia, do aluno dos Anos finais do Ensino Fundamental – 6º Ano, pela presença de múltiplos “erros” ortográficos, apresentando desvios ortográficos, desorganização na estrutura do texto de ordem diversa. A escolha dessa proposta deu-se pela identificação da presença de diversos desvios na linguagem do aluno, seja falada e/ou escrita, o que requer da escola uma intervenção reeducativa para uma escrita que atenda os padrões da Língua Portuguesa, exigidos nas práticas sociocomunicativas. Tem como objetivo propor atividades lúdicas, revestidas de consciência fonológica através de um OED (Objeto Educacional Digital), envolvendo o aluno, de tal forma que não haja uma percepção por parte dele, no que alude à possível resolução do problema relacionado à disortografia. É proposto também um ensino da escrita desvinculado de regras gramaticais, mas imbuído de uma consciência fonológica. Tomou-se como base os postulados de autores como: Abaurre (2012), Abdalla (2005), Bechara (2004), Bisol (2014), Casal (2013), Cristófaro (2003), Freire (1997), Gomes (2009), Henriques (2012) Torres & Fernandéz (2001), entre outros que contribuíram e contribuirão com o trabalho. Quanto à metodologia será realizada uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, tendo como estratégia a utilização do OED, com o qual realizará, no eixo sintagmático, trocas de fonemas a fim de atingir a escrita aceitável de determinadas palavras, proporcionando aos alunos momentos intensos de interação e possíveis ajustes no âmbito da disortografia. Com essa proposta, espera-se que o alunado do 6º Ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental não só preencha suas lacunas, em relação à disortografia, como também no que diz respeito à aquisição da escrita através de uma consciência fonológica, ou seja, o aluno assimilará certo conteúdo da Língua Portuguesa sem precisar recorrer a regras gramaticais e, consequentemente, as exceções de tais regras. Torna-se pertinente pontuar, também, a questão de fazer com que o aluno tenha acesso à inclusão digital.
Presidente - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA
Interno - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS