PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MICAELLE KIARA OLIVEIRA DE MELLO

DISCENTE: MICAELLE KIARA OLIVEIRA DE MELLO
DATA: 14/03/2019
LOCAL: Mamanguape/ PB
TÍTULO: DA ORALIDADE PARA A ESCRITA: O RESGATE DA MEMÓRIA SOCIAL A PARTIR DO PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Letramento e Ensino da escrita. Entrevista e relato de experiência. Memórias. Retextualização
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O ensino de Lingua Portuguesa tem como funcao social possibilitar a compreensao e o dominio dos usos da linguagem nas variadas situacoes sociais e nos diferentes propositos comunicativos. Um dos caminhos para se alcancar esses propositos pode ser atraves do desenvolvimento de um trabalho com a retextualizacao de textos orais e escritos, gerando compreensao socio-pragmatica destes generos a partir dos diferentes contextos nos quais eles estao inseridos. Nossa proposta consiste em um projeto a partir de um genero oral formal - pois os da vida privada cotidiana nos ja dominamos - mostrando para os alunos a relacao entre a oralidade e a escrita como um continuo no qual as mudancas da modalidade oral para a escrita ou da escrita para a oral envolvem operacoes que merecem ser estudadas. Diante disso, o objetivo geral desse projeto e realizar um trabalho com atividade de retextualizacao do oral para o escrito com alunos do 7o ano auxiliando-os a entender a relacao de continuidade entre a oralidade e a escrita e, assim, resgatar historias ligadas a cidade de Itapororoca. Este trabalho fundamenta-se nos pressupostos teoricos de Tinoco (2008), Rojo (2009) e Kleiman (2007) em relacao ao letramento; Bakhtin (2010), Cavalcanti (2013) e Schneuwly e Dolz (2004) sobre os generos discursivos; Hoffnagel (2010) e Reyzabal (1999) no que diz respeito ao genero entrevista e Koch (2007), Matencio (2001) e Marcuschi (2008/2010) em relacao a fala e a escrita e aos processos de retextualizacao. A partir da pesquisa-acao intervencionista, de natureza qualitativa, a metodologia se deu, primeiramente, por meio de uma sondagem sobre o processo de retextualizacao do oral para o escrito com exercicios. Em seguida, propomos uma atividade de entrevista com a finalidade de dar inicio ao trabalho de retextualizacao do oral para o escrito. Esta entrevista foi transcrita pelos alunos e serviu como texto-base para a retextualizacao no genero relato, considerando a adequacao da situacao de producao que foi um fotolivro, no qual reuniu historias relacionadas a cidade de Itapororoca. Os dados gerados nesta pesquisa atestaram que os alunos do 7o ano compreendem bem o funcionamento e os usos da lingua nas duas modalidades, promovendo as modificacoes necessarias no processo de retextualizacao para o texto tornar-se adequado ao novo meio de publicacao bem como respeitando as caracteristicas do genero.
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA