PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: PAULA CRISTINA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA CRISTINA GOMES
DATA: 26/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE EM PROPAGANDAS TELEVISIVAS: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA
PALAVRAS-CHAVES: Gênero e sexualidade; Propaganda televisiva; Leitura crítica.
PÁGINAS: 243
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O presente trabalho tratou de desenvolver a leitura critica dos/as educandos/as sobre as questoes de genero e sexualidade apresentadas em propagandas televisivas para que sejam capazes de refletir, de forma critica e questionadora, como forma de se posicionar no meio social em que estao inseridos/as. Para tanto, o trabalho teve por finalidade compreender qual a leitura feita pelos/as alunos/as do 9º ano do Ensino Fundamental sobre as questoes de genero e sexualidade apresentadas nas propagandas televisivas, bem como entender quais concepcoes de genero e sexualidade esses/as alunos/as apreendem por meio do discurso dessas propagandas e quais seus posicionamentos diante do tema. A metodologia foi estruturada na abordagem qualitativa com caracteristica da pesquisa-acao, por meio de um trabalho de campo colaborativo intervencionista, fazendo uso de instrumentos de geracao de dados como: a observacao participante, a roda de conversa, a oficina tematica e o questionario. A analise dos dados gerados ocorreu por meio da Analise do Discurso de linha francesa (AD). Foram participantes da pesquisa 25 estudantes, 12 estudantes do sexo feminino e 13 estudantes do sexo masculino de uma turma do 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola publica da cidade de Areia-PB. Tivemos como aportes teoricos sobre generos discursivos/textuais: Bakhtin (2003); Marcuschi (2008; 2010; 2012); Bonifacio (2015); Reinaldo (2012) Cavalcante (2013); Rojo (2012; 2015); Sales (2011) entre outros; nos eixos de leituras: Kato (1985); Leffa (1996), Sole (1998); Antunes (2003); Kleiman (2002; 2016); Chatier (2007); Dionisio (2007; 2011); Cagliari (2009); Koch e Elias (2015, 2017); entre outros. Sobre os eixos de genero e sexualidade: Saffiot (1976; 1987; 2011); Nunes (1987); Rios (1997); Scott (2005); Nishida (2006); Louro, (2004, 2007; 2008; 2014); Connell (2015); Bento (2011); Butler (2002, 2017), entre o outros. Os tres eixos tambem receberam contribuicoes dos documentos oficiais como: as orientacoes dos Parametros Curriculares Nacionais – PCN– Lingua Portuguesa (1998; 2001), Temas Transversais- Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental (2001) e da Base Nacional Curricular Comum BNCC (2017). Verificou-se que os/as discentes apresentam estereotipos muito arraigados em relacao as questoes de genero e sexualidade, sobretudo no que diz respeito a soberania masculina. Apesar de as alunas se apresentarem mais conscientes em relacao aos comportamentos e estereotipos estipulados para a mulher, algumas vezes, mostravam-se a favor da visao machista apresentadas em propagandas televisivas. O trabalho com as reflexoes sobre genero e sexualidade em propagandas televisivas possibilitou o desenvolvimento da leitura critica e mudancas positivas nos comportamentos dos/as discentes. A partir desses resultados, concluimos que o trabalho com as questoes de genero e sexualidade em sala de aula permitiu aos/as alunos/as enxergarem de forma critica as relacoes entre masculino e o feminino, apresentadas em propagandas televisivas, bem como combater as diferencas entre os sexos minimizando o sexismo em seus comportamentos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY