PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: MARIA CLARA LIMA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CLARA LIMA DE OLIVEIRA
DATA: 28/03/2019
HORA: 10:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- CAMPUS IV
TÍTULO: O USO DO GÊNERO DISCURSIVO ANÚNCIO DE CAMPANHA COMUNITÁRIA PARA O APRIMORAMENTO DA ESCRITA DE DISCENTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Produção Escrita. Gêneros discursivos. Anúncio de Campanha Comunitária
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma investigacao que vise propiciar aos alunos do 7º ano do ensino fundamental situacoes que lhes favorecam o aperfeicoamento das habilidades de producao escrita a partir do genero discursivo Anuncio de Campanha Comunitaria, por meio de sequencias didaticas. As dificuldades enfrentadas pelos alunos, no tocante ao aprendizado da Lingua Portuguesa, principalmente no que diz respeito a escrita, tem se mostrado constantes no meio escolar. Tais dificuldades vem suscitando discussoes entre teoricos e pesquisadores que propoem a insercao dos generos discursivos como instrumentos indispensaveis para o ensino da lingua, visto serem eles artefatos constantes no contexto sociodiscursivo dos individuos. Nesse sentido, os Parametros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2008) orientam que o ensino de Lingua Portuguesa e o trabalho docente priorizem as habilidades de leitura e escrita a partir dos generos discursivos no intuito de buscar solucoes que possam intermediar a pratica docente. Com base nisso, usamos como aporte teorico para realizacao deste estudo, no que diz respeito aos generos discursivos, autores como Bakhtin (2000), Marcuschi (2008) e Cavalcante (2013). Relacionado ao processo de escrita, a pesquisa se fundamenta em Koch e Elias (2013) e Antunes (2003). Em relacao a sequencia didatica, adotamos o modelo de Lopes-Rossi (2011). Quanto a metodologia, esta pesquisa e de natureza aplicada e de carater intervencionista, com uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-acao. O corpus analisado e constituido das producoes textuais dos discentes envolvidos na pesquisa, tendo sido auferidos resultados que apontam para avancos significativos apos a aplicacao da intervencao pedagogica, no que concerne a producao escrita dos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO MARTINS