PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ROSILENE SABINO FURTADO

DISCENTE: ROSILENE SABINO FURTADO
DATA: 20/02/2020
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: O GÊNERO INFOGRÁFICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA MULTIMODAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Leitura. Multimodalidade. Gênero infográfico.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Este estudo surgiu a partir das dificuldades de leitura evidenciadas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual localizada na cidade de Campina Grande/PB. Percebeu-se que a forma como a leitura tem sido trabalhada em sala de aula, não desperta o interesse do aluno, o que se confirma em depoimentos de professores, principalmente, os de Língua Portuguesa, ao afirmarem que os alunos não têm motivação para ler e escrever, quando realizam atividades para atender aos requisitos da disciplina. Dentre essas dificuldades de leitura, encontra-se a leitura de gráficos, queé fundamental para a compreensão de uma série de dados no contexto atual e quase não se tem dado a devida importância nas aulas de língua materna. Em consonância com esse pensamento, é interessante orientar o aluno a ler diferentes textos, com objetivos variados. Para isso, elegeu-se o infográfico como gênero a ser discutido por se tratar de um texto multimodal por excelência, haja vista seus diferentes modos de representação, articulando o verbal com o visual. O presente estudo abordou o uso de infográfico na sala de aula, não só como instrumento de inclusão social do aluno como sujeito nas práticas sociais mais amplas, como também de ensino aprendizagem na sala de aula pelo professor. Sendo assim, objetivou-se estimular a leitura dos alunos, integrando o não-verbal ao linguístico, através da infografia. Para a fundamentação teórica, tomaram-se os estudos de Cairo (2008), de Valero Sancho (2004), deRibeiro (2016), dentre outros. A metodologia do estudo propôs intervenção em sala de aula, articulada por meio de uma pesquisa-ação, após atividade diagnóstica, embasando-se através de processo etnográfico com a participação ativa, dinâmica e democrática dos sujeitos envolvidos. Os resultados mostraram que, inicialmente, os alunos tinham um conhecimento mínguo – para não dizer inexistente – acerca do infográfico e de quais estratégias de leitura necessitam para se compreender o texto multimodal. Com a intervenção, a habilidade de leitura dos alunos no tocante ao infográfico foi desenvolvida e aperfeiçoada, apesar de alguns continuarem com dificuldades de leitura. Dessa maneira, verifica-se a relevância de um trabalho com a leitura de infográficos, seja pela deficiência histórica em torno da leitura no Brasil, seja pela proximidade do gênero com a realidade dos alunos na sociedade contemporânea.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI