PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: LÚCIA DE FÁTIMA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÚCIA DE FÁTIMA ALVES
DATA: 20/02/2020
HORA: 15:00
LOCAL: UFPB - CCAE - MAMANGUAPE-PB
TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DA TRANSMÍDIA E A STORYTELLING NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA PROFICIENTE DAS CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Leitura. Transmídia. Storytelling.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Promover aprendizados significativos e estimulantes tornou-se condição sine qua non para toda e qualquer instituição escolar, em qualquer nível e modalidade acadêmica, tendo em vista a atual conjuntura social que exige uma formação holística do sujeito para enfrentamentos das diversas situações em convívio coletivo. Diante dessa evidente prerrogativa, a base formativa deve ser a maior preocupação dos que abraçam a missão de ensinar, sendo a alfabetização a fase crucial, o alicerce do qual todos outros ensinamentos irão fluir e se sustentar. O que nos leva ao nosso principal questionamento: que procedimentos e estratégias as escolas públicas brasileiras têm utilizado para desenvolver a leitura proficiente dos alunos em processo de alfabetização? Nesse sentido, apresentamos nossa proposta de projeto com base nos multiletramentos, numa perspectiva sociointeracionista, que tem como objetivo desenvolver a leitura proficiente dos alunos de turma do 2º ano inicial do ensino fundamental com, em média, 25 alunos, de uma escola municipal localizada no município de Bayeux, por meio da contação de histórias (narrativas curtas) de livros paradidáticos digitalizados, indicados pelo PNAIC, entre outros, utilizando-se a ferramenta proposta pela Narrativa Transmídia (uso de vários canais de mídia na narrativa), com o uso da técnica do storytelling, que consiste na arte de contar histórias com várias mídias em que cada uma contribua para o sentido do todo. Para tanto, temos como referencial teórico inicial o princípio proposto por Decroly (2010), que sugere um aprendizado de mundo na visão do todo; da teoria de Jenkins (2009), em seus estudos sobre a cultura da convergência em que, entre outros, aborda o modo como encaramos a comunicação e as mídias; as contribuições de Marcuschi (2010), nos estudos sobre oralidade e letramento; as propostas de Gabriel (2013), sobre educação hipermídia e transmídia; os pressupostos teórico de Soares (2018), sobre alfabetização; os estudos científicos de Dehaene (2012), e outros, que possam enriquecer e esclarecer ainda mais nossa proposta.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA